Líderes se reúnem às 15h desta quarta; Orçamento deve ser votado às 19h



Após a reunião de líderes da tarde desta terça-feira (4), o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, informou que a sessão do Congresso Nacional em que será votado Orçamento da União para 2008 foi marcada para as 19h desta quarta-feira (5). Para buscar um acordo que evite a obstrução da votação em Plenário do relatório do deputado José Pimentel (PT-CE), porém, os líderes se reunirão previamente no gabinete da Presidência com o próprio relator e com o presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), senador José Maranhão (PMDB-PB). O encontro está marcado para as 15h.

De acordo com Garibaldi, ainda persistem dúvidas em relação ao anexo de metas e prioridades que, inserido no relatório com a aprovação dos membros da comissão, destinou R$ 534 milhões a obras nos estados por meio de emendas parlamentares.

O PSDB chegou a retirar os membros do partido da CMO em protesto pela aprovação do relatório com o anexo e ameaçou "obstacularizar" a votação em Plenário. Garibaldi defendeu o entendimento.

- Não podemos submeter o Orçamento a uma queda-de-braço entre governo e oposição. Quase tudo depende do Orçamento. Precisamos votá-lo amanhã - apelou o presidente.

Crise na América Latina

Segundo o senador Renato Casagrande (PSB-ES), que também participou da reunião de líderes, os senadores vão encaminhar um requerimento à Organização dos Estados Americanos (OEA) parabenizando a entidade pela intermediação na crise envolvendo Colômbia, Venezuela e Equador, gerada pela morte, numa ação de militares colombianos em território equatoriano, do vice-líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes.

A operação aconteceu na madrugada do último sábado (1º) e gerou o rompimento das relações diplomáticas de Venezuela e Equador com a Colômbia. A Venezuela, aliada do Equador, já deslocou tropas para a fronteira com a Colômbia. O requerimento foi elaborado pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

Após a reunião de líderes realizada nesta terça-feira (4), o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, confirmou haver consenso para a instalação, até sexta-feira (7), da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará denúncias de uso indevido de cartões de crédito corporativos do governo federal.



04/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório preliminar do Orçamento deve ser votado nesta quarta-feira

Garibaldi diz que decisão sobre Orçamento deve ficar para a manhã desta quarta

LÍDERES SE REÚNEM PARA DEBATER CRONOGRAMA DO ORÇAMENTO

Renan e líderes reúnem-se nesta quarta com ministro da Fazenda para definir votação do "Supersimples"

Líderes suspendem reunião até as 21h desta quarta

Garibaldi diz que votação do Orçamento vai depender da reunião de líderes desta manhã