Lídice da Mata apoia campanha por marco civil que garanta internet livre



A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apoiou nesta quarta-feira (12), em Plenário, a iniciativa do cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, que, em uma petição eletrônica, pediu apoio da população para pressionar o Congresso Nacional a votar um marco regulatório da internet que atenda aos interesses da sociedade e não das empresas de comunicação.

Gilberto Gil denuncia que a liberdade da rede mundial de computadores corre perigo no Brasil, porque as empresas de telecomunicações querem transformar a internet numa espécie de TV a cabo, em que os internautas serão obrigados a pagar a mais para acessar determinados conteúdos. Gilberto Gil disse ainda que o projeto proíbe os provedores de oferecerem os dados dos internautas para empresas que queiram vender produtos e serviços.

O projeto está em análise na Câmara dos Deputados. Lídice da Mata disse esperar que a disputa política típica de um ano eleitoral não contamine a votação dessa proposta.

- Acho que é uma questão que tem repercussão global, já que um regulamentação democrática da internet constitui-se,hoje, num desafio para todos os países. E o peso que a nação brasileira tem sobre a grande rede mundial de computadores não pode e nem deve ser desconsiderado.

Município baiano

Lídice da Mata também lembrou que a cidade de Cachoeira, na Bahia, comemora os cento e setenta e sete anos de sua elevação à condição de cidade. Conhecida no período colonial como Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, a localidade teve participação efetiva nas guerras pela independência do Brasil na Bahia. E por causa disso, explicou Lídice da Mata, foi chamada por Dom Pedro I de "Cidade Heróica".

Lídice da Mata destacou a riqueza e diversidade cultural de Cachoeira.



12/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Justiça diz que Marco Civil da internet não pretende limitar livre expressão

Lídice da Mata apoia medidas de ajuda às vítimas da seca

Em emenda ao texto do novo Código Florestal, Lídice da Mata apoia produtores de cacau

Financiamento público de campanha amplia presença feminina no Congresso, diz Lídice da Mata

Senado decide que campanha eleitoral deve ser livre na internet

Marco Civil da internet