Lídice da Mata cobra aperfeiçoamento de dados do turismo no país




Em pronunciamento nesta quarta-feira (28), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu a adoção pelo país da Conta Satélite do Turismo (CST), instrumento desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial do Turismo (OMT) para medir o impacto efetivo dessa atividade nas economias mundiais.

O assunto foi debatido na tarde do último dia 27 em audiência pública no Senado, como parte das comemorações da 5ª Semana Nacional do Turismo, realizada no Congresso Nacional.

Lídice da Mata destacou a luta que os secretários de Turismo vêm travando para que se constitua no Brasil a conta satélite, que poderia esmiuçar os dados estatísticos existentes e incrementar os setores ligados à atividade, como a hotelaria e serviços.

A conclusão dos especialistas da audiência pública, segundo a senadora, é que nenhum dos segmentos ligados ao turismo pode dizer com precisão o que significam os dados do setor, bem como quanto o setor hoteleiro eventualmente produz em termos de receita, além dos compromissos do turismo nacional.

Lídice da Mata destacou ainda a realização de simpósio de avaliação da Copa de 2014, ocorrido nesta quarta-feira no Senado. A senadora defendeu os investimentos relacionados ao evento esportivo e disse que a Embratur deve se envolver nessa discussão.

Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu mais transparência nos assuntos relacionados à Copa de 2014, assim como grandes investimentos em logística, na qualificação de mão de obra e no acesso geral às informações.



28/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata comemora inclusão do turismo no Plano Brasil Maior

Lídice da Mata cobra política nacional de armazenagem

Lídice da Mata cobra política de estímulo à cultura do cacau na Bahia

Lídice da Mata cobra medidas de compensação aos estados que adotam diferentes alíquotas de ICMS

Debatedores destacam importância de dados mais precisos para desenvolver turismo no país

Lídice da Mata comemora os 162 anos de Maragogipe (BA)