Lídice da Mata cobra medidas de compensação aos estados que adotam diferentes alíquotas de ICMS



Em pronunciamento nesta terça-feira (20), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) disse que votará a favor de medidas econômicas em favor da recuperação da indústria nacional, mas que é preciso buscar mecanismos de compensação que não prejudiquem as receitas dos estados que atualmente adotam diferentes alíquotas fiscais.

Neste momento, ressaltou Lídice da Mata, o Senado discute o projeto de resolução (PRS) 72/2010, que uniformiza a cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre importados. A senadora reconheceu que o Brasil vive um processo de desindustrialização que se arrasta há muitos anos, o que justifica a adoção de medidas que reequilibrem a balança comercial e a capacidade industrial.

No passado, ressaltou a senadora, muitos estados, sobretudo do Nordeste, encontraram na adoção de diferentes alíquotas fiscais a oportunidade de conquistar receitas e organizar suas economias. A aprovação do PRS 72/2010, portanto, deveria levar as autoridades a pensar em mecanismos de compensação, como forma de evitar o esvaziamento de suas receitas e prejuízos à população, afirmou.

Lídice da Mata reconheceu que as diferentes alíquotas praticadas pelos estados podem causar perdas ao país, mas sustentou que a adoção dessas medidas foi tomada em defesa das economias locais, que à época não encontraram no governo federal o apoio necessário a políticas tributárias responsáveis de equilíbrio fiscal.



20/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata teme que unificação do ICMS prejudique estados pobres

Lídice da Mata cobra política nacional de armazenagem

Lídice da Mata apoia medidas de ajuda às vítimas da seca

Lídice da Mata cobra aperfeiçoamento de dados do turismo no país

Lídice da Mata cobra política de estímulo à cultura do cacau na Bahia

Redução da Cide é grave ameaça a finanças dos estados, diz Lídice da Mata