Lídice da Mata comemora entrega do estádio da Fonte Nova



A inauguração no último domingo (7) da Arena Fonte Nova, estádio que sediará jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014, foi comemorada em Plenário nesta terça-feira (9) pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA). A arena, localizada na capital baiana, foi totalmente reconstruída com capacidade para 50 mil espectadores.

A senadora informou que, no evento, a presidente Dilma Rousseff anunciou também a liberação de R$ 1 bilhão para grandes projetos estruturantes de mobilidade urbana de Salvador. Um deles, o metrô da cidade, terá chance agora de ser concluído, conforme anunciou a senadora. Um acordo com a prefeitura de Salvador passou a responsabilidade administrativa do metrô de Salvador para o governo do estado. Desta forma, será possível concluir a obra que se prolonga há 15 anos.

Em aparte, o senador Mário Couto (PSDB-PA) parabenizou a senadora e a Bahia pela obra da Fonte Nova.

Seca

Lídice da Mata informou que a bancada parlamentar da Bahia se reuniu na segunda-feira (8) com o governador do estado, Jacques Wagner, para discutir ações de combate à seca no estado. A senadora explicou que a longa estiagem – em alguns municípios já se completam mais de dois anos sem chuvas – prejudicou de forma significativa a produção agrícola do estado.

Segundo Lídice, caso a estimativa se concretize, a safra agrícola deste ano será 5,7% menor do que a de 2012. A área plantada deve alcançar 2,4 milhões de hectares, 9,5% menor que a última estimativa – feita em fevereiro de 2013. A produção de soja deve alcançar 2,6 milhões de toneladas, uma redução de 17,7% em relação à safra de 2012 e uma queda de 30% em relação à estimativa realizada em fevereiro. A safra de cacau deverá ter uma quebra de 8,3%, caindo para 146,2 mil toneladas e a produção de mamona se reduzirá em 44%, em relação à safra de 2012, com queda de 83% em relação a última estimativa.

Para a senadora, a discussão e votação das novas regras do Fundo de Participação dos Estados (FPE) serão fundamentais para ajudar os estados nordestinos a planejar sua recuperação.

–  O FPE, sem dúvida nenhuma, tem a ver com toda essa discussão. O projeto é a garantia de que os estados nordestinos podem planejar a sua recuperação, tendo como base a receita do FPE.



09/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Com 56% das obras concluídas, estádio Fonte Nova (BA) recebeu visita do COL

Decisão se estádio Fonte Nova (BA) vai sediar Copa das Confederações sairá até junho, dia Fifa

César Borges pede voto de pesar pela morte de torcedores baianos no estádio da Fonte Nova

Lídice da Mata comemora os 162 anos de Maragogipe (BA)

Lídice da Mata comemora aprovação do Sinase

Lídice da Mata comemora pronunciamento de Dilma na ONU