Lídice da Mata critica juízes que autorizam trabalho infantil a partir dos 10 anos




A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) condenou com veemência, nesta terça-feira (25), a concessão por juízes de mais de 30 mil autorizações, entre 2005 e 2010, para que crianças e adolescentes a partir de 10 anos trabalhassem.

De acordo com a senadora, algumas dessas crianças trabalham em obras, lixões e fábricas de fertilizantes, em condições perigosas, insalubre e degradantes. Lídice da Mata disse que esse tipo de atividade prejudica o desenvolvimento e a saúde física e mental das crianças.

A senadora lembrou que essas autorizações judiciais desrespeitam a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela criticou representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que defenderam a legalidade dessas medidas argumentando que as crianças ajudam no sustento de suas famílias.

- Não há justificativa! Há inversão de valores éticos e morais e desrespeito a princípios constitucionais - declarou.

Lídice da Mata pediu providências urgentes ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em relação ao assunto e condenou a atitude dos juízes que autorizam o trabalho ilegal de crianças.

- Tenho certeza que os filhos e filhas desses juízes estão dentro de casa, em segurança, com saúde e educação - disse a senadora.



25/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata pede engajamento na luta contra o trabalho infantil

Combate ao trabalho infantil ainda está em segundo plano no Brasil, afirma Lídice da Mata

Lídice da Mata critica PT por ataques a Eduardo Campos

Lídice da Mata comemora os 162 anos de Maragogipe (BA)

Lídice da Mata critica decisão do STJ de relativizar estupro de vulneráveis

Lídice da Mata critica rito sumário de ‘impeachment’ de Fernando Lugo