Lídice da Mata destaca ações do governo baiano em prol de crianças e adolescentes
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) destacou, nesta quinta-feira (30), ações realizadas entre 2007 e 2010 pelo Comitê Gestor Estadual do Pacto na Bahia em benefício de crianças e adolescentes do estado.
O comitê, explicou a senadora, foi criado para implementar o pacto Um Mundo pra a Criança e o Adolescente do Semiárido. Este pacto, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), une esforços do governo da Bahia, da sociedade civil organizada, de organismos internacionais e empresas privadas com o objetivo de garantir os direitos dos cerca de 2,8 milhões de crianças e adolescentes que vivem no semiárido baiano.
Entre as ações desenvolvidas pelo comitê, citadas por Lídice da Mata, estão a luta pela garantia do direito à água. Por meio do programa Água nas Escolas, informou, foram licitadas obras para 33 escolas de 13 municípios, incluindo a construção de cisternas de captação das águas dos telhados e de galpões com cozinha e cantina, além de melhorias sanitárias.
Lídice da Mata citou ainda a distribuição de 674 cisternas pelo comitê para 367 escolas e comunidades rurais baianas; a realização de seminário de formação de professores; e a capacitação de 30 técnicos municipais para a implantação de cisternas emergenciais.
A senadora informou que, de acordo com avaliação do Unicef, a Bahia melhorou em dez dos 14 indicadores pactuados. Dentre os principais avanços, destaca-se a diminuição da taxa de mortalidade infantil em 18,1%, enquanto essa redução foi de 11,6% em todo o Nordeste, e de 8,9% no Brasil.
30/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lídice da Mata destaca combate à violência contra crianças e adolescentes
Lídice da Mata conclama senadores a combater abuso sexual de crianças e adolescentes
Lídice da Mata elogia atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Lídice comemora ações do governo federal em prol dos estados atingidos pela seca
Lídice da Mata comemora inauguração de complexo de energia eólica no sudoeste baiano
Lídice da Mata pede que governo reafirme pacto pelas crianças do semiárido