Lídice da Mata pede mais acesso da mulher à mamografia
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), em pronunciamento nesta terça-feira (1º), comemorou o lançamento da campanha Outubro Rosa e saudou a participação do Congresso Nacional na conscientização das mulheres sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama. Ela convocou as mulheres a fazerem exames regulares, e lamentou que a mamografia não esteja a disposição "em qualquer canto do país", cobrando ações dos governos que permitam que as mulheres tenham acesso aos exames.
- O desafio de todos nós é contribuir para sensibilizar a população de que é possível evitar a doença com mudanças no estilo de vida, hábitos mais saudáveis e, principalmente, com o diagnóstico precoce para aumentar as chances de tratamento e de cura - disse a senadora.
Em apartes, o senador Jorge Viana (PT-AC) ratificou o alerta à sociedade, dizendo que a população tem sofrido por "pura desinformação", e o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) sublinhou a importância da luta das mulheres no Parlamento e da prevenção do câncer.
Dia Internacional do Idoso
Lídice da Mata também registrou a comemoração, nesta terça-feira, do Dia Internacional do Idoso. Ela mencionou dados sobre a a elevação da expectativa de vida no Brasil. Ela saudou os dez anos do Estatuto do Idoso, que considera instrumento de grandes conquistas para esse segmento da população, mas sugeriu o desenvolvimento de políticas públicas destinadas ao idoso fragilizado. A senadora ainda citou discurso da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, na abertura do 3º Encontro Ibero-Americano sobre Direitos Humanos das Pessoas Idosas.
- Ela lembrou que o Brasil já conta com mais pessoas que ultrapassaram os 60 anos de idade do que crianças de até seis anos. Disse, ainda, que esta é uma oportunidade de trabalharmos a qualidade de vida das pessoas, demonstrando a preocupação do governo em adequar os serviços continuados a essa mudança populacional - afirmou.
01/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lídice da Mata pede à presidente Dilma mais investimentos federais na Bahia
Lídice da Mata defende maior inserção da mulher na política
Lídice da Mata defende debate sobre participação da mulher no Parlamento
Lídice da Mata defende mudanças para aumentar participação da mulher na política
Lídice da Mata pede regulamentação da profissão de vaqueiro
Lídice da Mata pede políticas de combate à desertificação