Lídice da Mata defende maior inserção da mulher na política



A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) disse que aumentar a representação feminina no Poder Legislativo é necessário e urgente. Ela reconheceu que a luta das mulheres brasileiras pelos seus direitos e mais oportunidades já resultou em muitas conquistas, incluindo a instituição de políticas públicas, mas ponderou que ainda há “uma realidade muito grave a enfrentar”.

Lídice da Mata manifestou a sua alegria pelo fato de as mulheres brasileiras, no Dia Internacional da Mulher, comemorarem de forma unitária as suas conquistas e reafirmarem o seu compromisso de continuarem lutando para produzir no Brasil uma sociedade mais igualitária e mais equilibrada entre os direitos e as oportunidades de homens e de mulheres.

A senadora disse que, embora a Lei da Penha seja um exemplo dessas conquistas, é também o reconhecimento que a sociedade brasileira ainda é machista e violenta, onde homens expressam “a força do poder totalitário fisicamente sobre suas mulheres”.

- Mas, este ano, quando completamos 80 anos da conquista do voto feminino, creio ser indispensável afirmar que não é possível levar mais 80 anos para fazer avançar a presença feminina no Parlamento brasileiro. Esse é o desafio essencial – afirmou.

Lídice da Mata disse que o Brasil tem a segunda pior colocação no ranking mundial de mulheres no Legislativo. Ela lamentou que as mulheres ainda sejam sub-representadas na política nacional, mesmo com uma delas na Presidência da República.

- Eu creio que esse é o desafio central da mulher brasileira. Não podemos mais conquistar políticas públicas voltadas para a inserção das mulheres sem que tenhamos a possibilidade de decidir o conteúdo dessas políticas públicas e votá-las no Parlamento brasileiro – disse.

A parlamentar disse ser essencial uma reforma política que propicie esse um aumento no número de mulheres eleitas, pois, atualmente, apenas 12% das cadeiras do Senado e 10% das cadeiras da Câmara são ocupadas por mulheres.

Lídice da Mata homenageou todas as mulheres que se destacaram na luta por conquistas democráticas no país, e todas as mulheres sufragistas que lutaram no mundo inteiro pelo direito de voto. Ela também homenageou as mulheres do movimento operário, do campo e da cidade, que lutaram contra a exploração da força de trabalho.

Da Redação



08/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata defende mudanças para aumentar participação da mulher na política

Lídice da Mata defende debate sobre participação da mulher no Parlamento

Lídice da Mata defende reforma política contra escândalos

Lídice da Mata pede mais acesso da mulher à mamografia

Serys defende maior participação da mulher na política

Roseana defende maior participação da mulher na política