Lídice da Mata pede que orçamento da Cultura não seja reduzido




A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) pediu em discurso nesta quarta-feira (23) que o orçamento destinado ao Ministério da Cultura não seja usado para socorrer outras áreas, uma vez que já é um dos menores da Esplanada dos Ministérios.

Conforme a senadora, 78% dos brasileiros acham que o montante reservado para a área da cultura já é pouco e não deve ser reduzido; e 31% acreditam que o dinheiro aplicado nesse segmento é mal gerenciado. Por outro lado, 17% opinaramno sentido de que, em situações extremas, o governo poderia desviar para outros setores dinheiro originalmente previsto para ações culturais.

Os números apresentados por Lídice baseiam-se no resultado de uma pesquisa sugerida por ela ao DataSenado sobre a opinião dos brasileiros quanto à importância da cultura. Realizada de 31 de outubro a 14 de novembro, a enquete levou em conta as respostas de 1.306 cidadãos com mais de 16 anos entrevistados por telefone. De acordo com a senadora, 83% consideram a cultura como propulsora do desenvolvimento e 70% acham que o apoio do governo à cultura gera mais empregos.

- A pesquisa mostra o alto grau de consciência do brasileiro sobre a necessidade de preservação e de investimento na cultura - disse a senadora.

Ela mostrou que após solucionar as necessidades básicas - saúde, educação e infraestrutura, por exemplo - as pessoas desejam consumir os produtos da indústria cultural.

Lídice é autora do Projeto de Lei do Senado - Complementar 20/2011, que impede a limitação do empenho e movimentação no orçamento destinado à cultura.

- Sabemos que o Ministério da Cultura é um dos que recebe menos dinheiro. Não estamos reivindicando sequer o aumento dos recursos. Apenas queremos impedir o contingenciamento dos recursos da cultura - disse.



23/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata pede que discussão sobre denúncia contra Randolfe seja tratada no Conselho de Ética

Lídice da Mata cobra política de estímulo à cultura do cacau na Bahia

Lídice da Mata anuncia inauguração do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira

Lídice da Mata: bancada da Bahia vai priorizar portos e educação superior nas emendas ao Orçamento

Lídice da Mata pede regulamentação da profissão de vaqueiro

Lídice da Mata pede políticas de combate à desertificação