Lídice da Mata pede que discussão sobre denúncia contra Randolfe seja tratada no Conselho de Ética
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) fez, nesta terça-feira (13), um apelo para que a discussão sobre denúncias feitas contra o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) saísse do Plenário e fosse feita no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O apelo da senadora foi feito após longa discussão em Plenário iniciada por críticas do senador Randolfe Rodrigues à atuação do conselho, da qual Lídice é integrante.
- Eu acho que o que foi feito aqui pelo senador Randolfe, ele fez no seu direito de solicitar uma posição já que inquietamente não conseguia resposta do Conselho de Ética. Não se trata, portanto, aqui de transformar o Plenário em um grande Conselho de Ética – argumentou a senadora.
A denúncia no Conselho de Ética diz respeito ao suposto pagamento de propina pelo senador João Capiberibe (PSB-AP), na época que era governador do Amapá, a Randolfe, então deputado. No pronunciamento que deu início à discussão, Randolfe cobrou agilidade do presidente do conselho, senador João Alberto (PMDB-MA), que ainda não se manifestou sobre a denúncia.
A ausência de manifestação do órgão, segundo Randolfe, prejudica sua atuação parlamentar. O senador afirmou que, diante da "instrumentalização" do Conselho de Ética, fará uma representação contra o presidente do colegiado.
Em seu pronunciamento, Lídice da Mata criticou “discursos que tentam transformar a vítima em um algoz” e se comprometeu a tratar seriamente do assunto no conselho.
13/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lídice da Mata pede que orçamento da Cultura não seja reduzido
Lídice da Mata defende ampla discussão sobre maioridade penal
Conselho de Ética analisa relatório de Demóstenes sobre denúncia contra Geraldo mesquita
Lídice da Mata protesta contra rejeição de Vladimir Aras para Conselho do Ministério Público
PSDB pede que seja adiada decisão do Conselho de Ética
Lídice da Mata pede empenho contra abuso de crianças