Lídice da Mata registra homenagem à Independência da Bahia
Em pronunciamento nesta terça-feira (5), a senadora Lídice da Mata registrou a realização, mais cedo, de sessão especial para comemorar o Dia da Independência da Bahia, em 2 de julho. A data marca a definitiva expulsão dos portugueses da Bahia em 1823, após a declaração de independência do Brasil, em 1822.
- Este fato, que é reverenciado pelos baianos, tem quase que o desconhecimento do público brasileiro e até mesmo, às vezes, da Câmara dos Deputados e do Senado - disse a senadora, que levou ao Plenário diversas publicações sobre a luta do povo baiano pela independência.
Lídice da Mata registrou a presença de autoridades baianas e federais na solenidade e lembrou personagens históricas da independência da Bahia, como a sóror Joana Angélica, a enfermeira Ana Nery, a líder Maria Felipa e a heroína Maria Quitéria, que, vestida de homem, incorporou-se às tropas para lutar.
- Também se destacou, nesta guerra da independência, a histórica participação dos negros que fugiam da escravidão para participar de uma luta pela independência na expectativa de que o país novo que surgia pudesse realizar a abolição - lembrou a senadora, que também citou a participação dos índios na luta.
Lídice da Mata concluiu o discurso defendendo o retorno do antigo nome do aeroporto da capital baiana: Aeroporto Internacional Dois de Julho. O aeroporto teve seu nome alterado para Luís Eduardo Magalhães, em homenagem ao deputado federal baiano, que morreu em 1998.
05/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lídice da Mata saúda Dia da Independência da Bahia
Lídice da Mata presta homenagem à OAB da Bahia
Lídice da Mata lembra papel do município de Cachoeira (BA) na Independência Brasil
Lídice da Mata comemora investimentos em educação na Bahia
Lídice da Mata pede prisão de intermediadora de adoções na Bahia
Lídice da Mata comemora eleição da Sara Silva de Brito ao TRE da Bahia