Lídice da Mata relata problema da falta de milho no Nordeste
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) relatou nesta quarta-feira (3) a situação de desespero enfrentada por agricultores da Região Nordeste com a falta de milho para alimentar os rebanhos. O desabastecimento, causado pela seca, foi discutido em audiência na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), da qual Lídice é integrante.
- Quem não é do Nordeste não sabe da importância dessa questão. Nós estamos hoje perdendo nosso rebanho todo, dizimado pela falta de comida e de água - disse.
A senadora acrescentou que o problema é agravado pelas dificuldades logísticas, tanto de abastecimento quanto de transporte. Diante das dificuldades para levar o produto até o destino pela via rodoviária, discute-se como alternativa o uso da cabotagem a partir de portos do Sul e do Sudeste. Outra hipótese é a importação de milho da Argentina.
A senadora também relatou reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), realizada em Fortaleza com os governadores do Nordeste. Durante o evento, a presidente Dilma Rousseff anunciou medidas para combater os efeitos da seca e ajudar os produtores a passar pelas dificuldades.
- Sabemos do esforço que o governo está fazendo e isso nos enche de esperança, de confiança. Ao mesmo tempo, nós, que vivemos nessas regiões, sabemos o quanto é difícil fazer chegar esses recursos à ponta, àqueles que precisam – lamentou.
03/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lídice da Mata pede agilidade na distribuição de milho a produtores atingidos pela seca
Lídice da Mata relata participação em evento em Cabo Verde
Lídice da Mata defende diversificação da economia do Nordeste
Lídice da Mata relata visita aos EUA para conhecer formas de prevenção e combate ao tráfico de pessoas
Lídice da Mata relata visita do Fórum Legislativo para a Copa do Mundo a Porto Alegre
Lídice da Mata anuncia convênios para amenizar seca no Nordeste