Lídice da Mata anuncia convênios para amenizar seca no Nordeste
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) anunciou em Plenário, nesta quinta-feira (22), a assinatura de convênios do governo federal com o governo da Bahia para a construção de sistemas coletivos de abastecimento de água em muito dos 141 municípios atingidos pela seca.
A senadora informou que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, visitará Salvador no início da semana que vem para a assinatura desses convênios. O montante de recursos a serem aplicados até 2013, conforme a promessa do governo, é de R$ 167 milhões.
- Os beneficiados serão os assentados e os produtores rurais da Bahia para garantir consumo humano de água na região. Quero saudar essa iniciativa. O enfrentamento das consequências da seca necessita de medidas mais prementes e consequentes. Teremos oportunidade de discuti-las com outros senadores que fazem parte da bancada da seca – observou.
Dia da Água
A senadora lembrou também que a data de 22 de março de 1992 foi marcada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o lançamento da Declaração Universal dos Direitos da Água, com o objetivo de conscientizar a população mundial e os governantes para a importância “deste bem precioso”.
- Sendo do Nordeste, temos obrigação ainda maior de zelar pelos nossos mananciais. Essas dificuldades anuais de abastecimento de água, [o Nordeste] vive mais uma vez o flagelo da seca – lamentou.
22/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lídice da Mata quer prorrogar socorro aos produtores atingidos pela seca no Nordeste
Paulo Davim sugere medidas para amenizar efeitos da seca no Nordeste
Collor diz que subcomissão poderá elaborar políticas para amenizar efeitos da seca no Nordeste
Áudio | Paulo Davim sugere medidas para amenizar efeitos da seca no Nordeste
Governo anuncia medidas para amenizar prejuízo da seca
Lídice da Mata defende políticas públicas diferenciadas para o Nordeste