Lindbergh elogia saída brasileira para crise econômica internacional
Citando reportagem do jornal Valor Econômico em que o ex-ministro argentino da Economia, Roberto Lavagna, alerta para a lição que a Europa deveria aprender com o desastre econômico da Argentina, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse nesta quinta-feira (24) que falta liderança política para buscar um caminho diferente da austeridade para recuperar a economia e sair da crise.
Lindbergh disse estar convencido que no debate sobre a crise internacional existe espaço para falar de uma "saída à brasileira", que passa pelo caminho inverso do que houve na crise financeira de 2008, da saída norte-americana. Ele lembrou que uma das primeiras medidas do então presidente George Bush, além de proteger os bancos, foi diminuir os impostos dos ricos, como forma de aquecer a economia.
- A nossa saída foi por outro caminho. Foi pelo investimento no andar de baixo, parindo para uma agenda que, ao final, incluiu 39 milhões de brasileiros na classe média. E fizemos isso dando crédito para o povo, com política de transferência de renda e de recuperação do salário mínimo - assinalou.
O senador observou que a presidente Dilma Rousseff está enfrentando a crise atual de outra forma, porque são exigidas outras respostas. Para ele, o cenário futuro é de aumento da competição comercial global, com um período de ataques fortes à economia brasileira. Lindbergh calculou que, se a economia da Europa e dos Estados Unidos não cresce, as empresas buscarão o mercado de consumo dos países emergentes.
O senador Armando Monteiro(PTB-PE) disse, em aparte, que o Brasil vai entrar num período muito difícil e preocupante. Ele assinalou que a indústria brasileira deve focar numa agenda estratégica baseada na inovação tecnológica. Monteiro observou que a crise na Europa se agrava a cada dia.
- O Brasil reúne condições muito favoráveis para fazer essa travessia, mas não nos iludamos - alertou.
24/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Europeus terão que encontrar saída brasileira para a crise econômica, diz Mantega
Saída para crise econômica é combater o desemprego, diz presidenta
Integração da América do Sul é saída para vencer crise econômica, afirmam empresários
Lindbergh aponta redução dos juros e integração sul-americana como estratégias para o Brasil enfrentar crise econômica
Lindbergh lembra que dia internacional para os portadores de Down é conquista brasileira
Lindbergh Farias elogia política econômica do governo