Lindbergh Farias comemora redução da taxa de juros
Em pronunciamento nesta quinta-feira (1º), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) saudou a decisão recente do Banco Central de reduzir a taxa Selic de 12,5% para 12% ao ano.
O senador considerou a decisão importante, salientando que o país não poderia cometer o mesmo erro verificado na crise internacional de 2008, quando se perdeu a oportunidade de reduzir a taxa de juros.
Naquele momento, lembrou, o descompasso entre a atuação do Banco Central, Ministério da Fazenda e Presidência da República acabou forçando o país a trilhar o caminho do investimento público para estimular a economia.
Embora tenha apontado uma confusão em certos setores quando se fala em autonomia e independência do Banco Central, o senador não deixou de parabenizar o Comitê de Política Monetária (Copom) pela redução da taxa Selic, o que poderá favorecer, segundo ele, a consolidação de uma meta futura de juros entre 2% e 3%.
O senador avaliou ainda que o arranjo macroeconômico do governo da presidente Dilma Rousseff passa pela contenção fiscal, mas ressaltou não ser possível admitir que a economia desacelere a ponto de atingir os 40 milhões de brasileiros que ingressaram na classe média durante o governo Lula.
01/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lindbergh comemora redução na taxa de juros
É preciso baixar a taxa de juros, diz Lindbergh Farias
Lindbergh Farias defende queda da taxa de juros
Lindbergh Farias diz que estratégia de redução de juros do Banco Central foi correta
Lindbergh Farias apresenta projetos que viabilizam política de redução de juros
Lindbergh Farias: Banco Central precisa reduzir taxas de juros para estimular a economia brasileira