Linha 5 do Metrô passa a funcionar aos domingos e feriados
Anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira pelo governador José Serra
Atualizada às 16h36
Os moradores da zona sul da capital foram atendidos. A partir do dia 10, a Linha 5 – Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) vai operar também aos domingos e feriados, das 4h40 à meia-noite. Serão três trens circulando com intervalo médio de 8 minutos e 27 segundos somando 284 viagens ao longo do dia.
“A partir deste domingo, e em todos os feriados, vamos ter a Linha 5 - Lilás funcionando. Até agora, as pessoas da região estavam privadas de pegar o Metrô nestes dias, mas resolvemos o problema”, afirmou o governador José Serra, durante anúncio da medida, nesta sexta-feira, 8, ao lado do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, na Estação Santo Amaro do Metrô/CPTM. O evento contou com as presenças do presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, e do presidente do Metrô, José Jorge Fagali.
Ao implantar o funcionamento completo desta linha, o Metrô está atendendo uma antiga reivindicação dos usuários da região sul, que solicitavam o transporte aos domingos e feriados para facilitar o deslocamento nos dias reservados ao lazer. Também será permitida a entrada de bicicleta aos domingos e feriados, entre 7 e 20 horas, como já vem ocorrendo aos sábados no projeto Ciclismo Cidadão. A estimativa é que a operação aos domingos beneficie em torno de 37 mil passageiros.
Expansão
Com 8,4 quilômetros de extensão, o ramal Lilás possui seis estações: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze. Mas será ampliado de acordo com o plano de expansão dos transportes metropolitanos, que o governo estadual está implementando. Até 2010, o Governo do Estado prevê aplicar R$ 19 bilhões no plano de expansão que, entre outras metas, inclui transformar 160 dos 260 quilômetros de linhas do CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em metrô de superfície, reduzir em 25% o tempo médio de viagem no sistema e a compra de 99 novos trens, quatro dos quais já entraram em operação na Linha 9 – Esmeralda da CPTM.
Só na Linha 5, o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 1,4 bilhão até 2010. O recurso será aplicado na implantação do trecho que vai do Largo Treze até Campo Belo com a construção de 2 estações (Adolfo Pinheiro e Campo Belo) e a execução de 5,7 quilômetros de via permanente. A construção do segundo trecho ligará a Estação Largo Treze à Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e à Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde). Serão mais 11,4 quilômetros com 11 estações. Para a linha completa serão adquiridos 25 trens.
“Esta é a iniciativa mais importante do Metrô, porque reúne recursos do Governo do Estado, da prefeitura e financiamento externo para o Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Assim estaremos avançando para completar a malha de trens na cidade, que é uma questão fundamental para o trânsito, a solução estrutural”, afirmou o governador.
Com demanda diária de 117 mil usuários, a Linha 5-Lilás atende uma das áreas mais carentes da Região Metropolitana de São Paulo, abrangendo os bairros de Capão Redondo, Capela do Socorro, Campo Limpo, Rio Pequeno, Grajaú, Piraporinha, extremo de Santo Amaro e redondezas, além de municípios limítrofes, como Embu, Taboão e Itapecerica da Serra. Toda a região é caracterizada pela ocupação recente e em processo de adensamento, com perfil de cidade-dormitório, em parte por causa do isolamento geográfico.
Para atender toda essa população, o ramal Lilás do Metrô permite a integração gratuita com os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), pela Linha 9 - Esmeralda (Osasco – Grajaú), na Estação Santo Amaro. E nas estações Capão Redondo e Campo Limpo também há integração com os ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) que atendem aos municípios de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra.
Quando a expansão da Linha Lilás estiver concluída, ela representará uma nova opção de deslocamento para os moradores da região sul. Hoje, por exemplo, quem sai de Capão Redondo com destino à Praça da Sé, no centro, gasta, em média, 198 minutos. Em 2010, com a expansão das linhas e a modernização do sistema de sinalização, esse mesmo trajeto será cumprido em até 144 minutos. Redução de quase uma hora.
Histórico da Linha Lilás
A construção do trecho inicial da Linha 5-Lilás, que liga os bairros do Capão Redondo ao Largo Treze, foi realizada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) com recursos do Governo do Estado de São Paulo e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As obras civis básicas foram iniciadas em 1998 e envolveram a implantação de sete quilômetros de via elevada, um de via em superfície e 850 metros em via subterrânea, além da construção de um pátio de 550 metros de via para manutenção e manobras de trens, em Capão Redondo. Com exceção de Vila das Belezas, tidas as demais estações possuem terminais de integração com ônibus urbano.
O Pátio Capão Redondo possui uma área de 75 mil metros quadrados e abriga o Centro de Controle Operacional - CCO que realiza a regulação da linha, a proteção e o controle da movimentação de trens, bem como o controle do sistema de alimentação elétrica e de passageiros da Linha 5-Lilás. O CCO possui painéis retroprojetados, rede de "work stations" sistema aberto e gestão integrada de operação e administração. A transmissão de dados, voz e imagens é feita por fibra ótica.
A Estação Santo Amaro, que fica sobre o Rio Pinheiros, foi a primeira do Brasil a ser construída sobre uma ponte estaiada. A ponte tem 220 metros de comprimento, sendo que o vão principal é de 122 metros. O tabuleiro de concreto protendido é sustentado por estais, ancorados em um único pilar de 64 metros de altura.
Após processo de licitação internacional, em meados de 2000, foi selecionado o Consórcio Sistrem como fornecedor em regime "turn-key" dos sistemas e equipamentos para o trecho Capão Redondo - Largo Treze.
Em fevereiro de 2002, foi assinado convênio entre o Metrô e a CPTM, cabendo ao primeiro a responsabilidade pela operação e manutenção da nova linha.
O primeiro de um total de oito trens que compõem a frota da Linha 5-Lilás foi entregue em fevereiro de 2002. Os novos trens incorporam as mais modernas tecnologias disponíveis no momento, apresentando alguns dispositivos inéditos na rede ferroviária brasileira. Os mais importantes são a bitola internacional de 1,435 metros e a presença de motores de tração em todos os carros. Esses motores são mais compactos e leves, possibilitando maior suavidade na aceleração e frenagem.
No fim de 2002, teve início a operação comercial do trecho Capão Redondo - Largo Treze da Linha 5-Lilás, ampliando a rede metroviária para 58,1 quilômetros de extensão e 52 estações.
Manoel Schlindwein / Mariana Garbin
(I.P.)
08/08/2008
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