Livro avalia resultado das ações dos Pontões de Cultura



Uma reflexão crítica e avaliativa sobre as ações dos Pontos e Pontões de Cultura em seus primeiros sete anos é o tema do livro Cultura Viva – As Práticas de Pontos e Pontões, que será lançado nesta quarta-feira (14), na Câmara dos Deputados, às 16h. A obra é um estudo realizado pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), a pedido da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC), gestora do programa.

O lançamento do livro conta com o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. Segundo o Ministério da Cultura, o livro demandou três anos de pesquisa, com foco na atuação dos Pontos de Cultura e na avaliação dos proponentes dos projetos culturais sobre suas práticas simbólicas, buscando identificar as principais dificuldades encontradas e os impactos sociais causados pelo programa. A estratégia de atuação foi a de acompanhar o trabalho nos Pontos e Pontões de Cultura e a realização de entrevista com seus integrantes.

O resultado do estudo foi sistematizado pelo Ipea em um livro que contém, além da avaliação do desempenho dos Pontos de Cultura, do Programa Cultura Viva da SCC/MinC, uma proposta de aperfeiçoamento do programa. A partir da divulgação do livro, será formado um grupo de trabalho para discutir o processo de aperfeiçoamento do Programa Cultura Viva.


Fonte:
Ministério da Cultura



14/12/2011 12:29


Artigos Relacionados


Governo lança edital para produção de projetos audiovisuais de pontos e pontões de cultura

Seminário avalia resultado das assembléias do OP

Interlegis avalia resultado de cinco anos de trabalho

Cultura publica resultado do prêmio Agente Jovem de Cultura

Conferência sobre mudanças climáticas tem resultado positivo, avalia presidenta

Cultura: Rua do Livro encerra programação do ano com lançamento de livro