Interlegis avalia resultado de cinco anos de trabalho



Começa nesta terça-feira (20), às 9h30, reunião da Comunidade Virtual do Poder Legislativo (Programa Interlegis) para avaliar os resultados da execução do programa a partir de 2000. Técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) participam da reunião com diretores do Interlegis no auditório da entidade. O encontro será aberto pelo 1º secretário do Senado, Efraim Morais (PFL-PB), que é também diretor nacional do Programa Interlegis. O encerramento dos trabalhos está previsto para a manhã de quarta-feira (21).

O banco financia metade (US$ 16 milhões) dos custos do programa que integra senadores, deputados federais e estaduais e vereadores com a sociedade. O restante é custeado com recursos da União. Esses recursos foram investidos em equipamentos, desenvolvimento e transferência de tecnologia para todo o legislativo brasileiro, além de treinamento e educação de recursos humanos. Cerca de 3.500 câmaras municipais foram equipadas com computadores conectados à Internet e à rede do Interlegis com recursos do programa.

No encontro, também serão discutidos meios de viabilizar a construção da Comunidade Virtual de Educação Legislativa. De acordo com a assessoria de imprensa do Interlegis, o evento será dividido em duas partes. Na primeira, serão apresentados dados para discussão sobre a "fase um" do programa e a verificação do impacto do Interlegis junto à comunidade legislativa.

Tais dados fazem parte do relatório de conclusão do programa (Program Completion Report), do BID. O documento apresenta balanço do que foi realizado em relação às metas da "fase um" do programa e uma avaliação para a implantação do Interlegis II.

Na segunda parte, será discutida a implantação da rede de Educação Legislativa mediante a integração do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), das Escolas do Legislativo, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Câmara dos Deputados. Essas instituições realizam atividades pedagógicas no legislativo federal, estadual e municipal.

O objetivo da rede é aproveitar melhor os recursos dessas instituições e evitar a duplicação de ações.



19/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Seminário avalia os cinco anos da Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Seminário avalia resultado das assembléias do OP

Livro avalia resultado das ações dos Pontões de Cultura

Conferência sobre mudanças climáticas tem resultado positivo, avalia presidenta

O resultado de cinco licitações do Departamento Estadual

Resultado do Pisa é um reflexo da baixa qualidade do ensino no Brasil, avalia Osvaldo Sobrinho