Livro do Instituto de Botânica reúne espécies vegetais ameaçadas em SP
Publicação é fruto do trabalho de pesquisadores científicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente
Fruto do trabalho de pesquisadores científicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e de universidades, é aqui apresentada uma lista com comentários, das espécies da flora ameaçadas de extinção do Estado de São Paulo. Conforme os pesquisadores do IBt, a lista é mais um alerta, neste período assinalado pela preocupação com as mudanças climáticas globais e outras pressões sobre os recursos naturais.
Esta publicação recente do Instituto de Botânica serve como importante instrumento de gestão ambiental, principalmente nos processos de planejamento e licenciamento de novos empreendimentos de qualquer natureza, para proteger ecossistemas mais frágeis e ameaçados. A lista das espécies ameaçadas também será muito útil na seleção de áreas para implantação de novas unidades de conservação, seja pelo poder público, seja por reservas de particulares e na definição de áreas de reservas legais.
Além do conhecimento das espécies ameaçadas, o livro traz informações sobre sua distribuição geográfica e, em muitos casos, bioma de ocorrência, local e ano da última coleta registrada, bem como os critérios que foram levados em conta na inclusão das espécies na lista. Desta forma, a relação constitui, ainda, um banco de dados que registra um período de nossa história e um marco do desenvolvimento sustentável, base para uma gestão que valoriza a recuperação e a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida. A publicação se encontra à venda no Instituto de Botânica, Setor de Vendas, por R$ 30,00.
Da Secretaria Estadual de Meio Ambiente
(I.P.)
01/14/2008
Artigos Relacionados
Cientistas melhoram compostos de espécies vegetais ameaçadas
Obra mapeia espécies vegetais ameaçadas de extinção em SP
Instituto de Botânica encontra espécies arbóreas quase extintas
Livro traz lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção
Instituto Chico Mendes lança novo portal, revista e Atlas de espécies ameaçadas
Instituto de Botânica lança livro sobre o pau-brasil