Livros de educadores serão republicados
O Ministério da Educação vai republicar um conjunto de obras de grandes educadores e pensadores brasileiros, entre eles, Paulo Freire, Cecília Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro. O anúncio foi feito nessa terça-feira (4), pelo ministro Aloizio Mercadante, durante o evento "O Manifesto dos Pioneiros da Educação e sua Atualidade na Política Educacional no Brasil", em comemoração ao 80º Aniversário do Manifesto dos Pioneiros da Educação, no Rio de Janeiro.
Organizado pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro e pela Associação Brasileira de Educação (ABE), com o apoio do MEC, o objetivo é revalidar os princípios registrados no documento do manifesto, assinado em 1932, e promover um novo acordo pela educação e pela inovação. Mercadante destacou a importância do cenário histórico em que o Manifesto dos Pioneiros esteve inserido. “O Manifesto dos Pioneiros nasceu em um momento histórico de grandes transformações no Brasil.
Nos anos 20, a cultura já antecipava as mudanças que viriam. A Semana de Arte Moderna e o manifesto antropofágico colocavam na agenda nacional uma identidade própria da nossa cultura. Era uma ruptura muito importante”, relembrou. Segundo ele, o projeto educacional proposto no documento da década de 30 está presente até hoje. Na época, 26 educadores, intelectuais e líderes da sociedade civil redigiram e lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
05/12/2012 13:11
Artigos Relacionados
Educadores discutem o futuro dos programas do governo sobre livros
Educadores têm até 4 de outubro para escolher livros didáticos de 2011
Cinco mil livros serão distribuídos na Linha Azul do Metrô
Educadores alagoanos participam de evento no RN
Educadores debatem qualidade do ensino
Encontro de educadores vai reunir 450 profissionais