Livros que inauguram a série Perspectiva Senado são lançados nesta quarta-feira
O Senado lança nesta quarta-feira (17), às 12h, dois livros que reproduzem os resultados de comissões temáticas. Eles inauguram a série Perspectiva Senado, que procura atender à academia e ao público geral, e por isso adota uma linguagem diferente da usada nas proposições e relatórios legislativos.
O livro Proposta de Sistema Tributárioreúne material produzido pela subcomissão que teve como relator o Senador Francisco Dornelles (PP-RJ). Dentre várias propostas que têm surgido, a de Dornelles destaca-se por pregar que o país não precisa de reforma, mas de um novo sistema. O livro, de 203 páginas, traz os fundamentos da proposta e cinco emendas apresentadas à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do governo federal.
Já o livro Crédito e Spread - Custo da Intermediação Bancária reproduz recomendações da comissão criada pelo presidente do Senado, José Sarney, para acompanhar a crise financeira, que teve como relator o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). O tema básico é o spread, diferença entre o que os bancos pagam para captar dinheiro no mercado e o que eles cobram para emprestar esse dinheiro a seus clientes.
Um dos pontos centrais do trabalho da comissão é o conjunto de propostas apresentado ao Banco Central com o objetivo de mudar a forma de cálculo do spread. O livro discute também o crédito em geral, listando uma série de sugestões para aumentar a concorrência no setor financeiro, melhorar a supervisão bancária e ampliar a oferta de crédito no país. Tem 166 páginas, incluindo os estudos técnicos que embasam as proposições.
16/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney registra lançamento dos primeiros livros da série Perspectiva Senado
Cultura: Série Cordas e Piano volta nesta quarta-feira
Cultura: Série Cordas e Piano volta nesta quarta-feira
Ipea lança série de estudos inéditos sobre os Brics nesta quarta-feira
Livros sobre pesquisas do Brasil na Antártica são lançados no Senado
Melhor em Casa e SOS Emergências serão lançados nesta 3ª feira em Brasília