Lobão aponta consolidação da democracia brasileira



O senador Edison Lobão (PFL-MA) destacou a "robustez" da democracia brasileira evidenciada ao final das eleições de 2006. O pefelista lembrou ser esta a sexta eleição direta para presidente da República após a redemocratização do país. Na comparação com o período democrático anterior ao regime militar (1945 a 1964), a Nova República já contabilizaria um maior número de pleitos consecutivos.

- Desde a promulgação da Constituição de 1988, as instituições democráticas fincaram raízes progressivamente, bem como desenvolveram práticas políticas das mais representativas do mundo liberal - avaliou.

O desafio agora, conforme sinalizou, é tocar as medidas necessárias ao aprimoramento institucional e econômico do país. Além de dar continuidade à reforma do Judiciário, Lobão entende que o Congresso deve aprofundar a discussão da reforma tributária e promover uma reforma política que reorganize os procedimentos da prática partidária.

- O Brasil só terá chances de se desenvolver e progredir se forem respeitados princípios constitucionais que garantam, inclusive, o cumprimento da probidade pública por parte de todos. Nessa ordem, cabe à Justiça zelar por tais princípios e punir os que deles se afastam; cabe ao Legislativo cunhar leis que os aprimorem e cabe, por fim, ao Executivo realizar ações dentro do quadro legal aprovado - afirmou.



06/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Alberto aponta amadurecimento da democracia brasileira

Sérgio Guerra destaca artigo que aponta retrocesso na democracia brasileira

Figueiró saúda consolidação da democracia no Brasil

Roberto Freire registra consolidação da democracia

Eduardo destaca papel do Senado na consolidação da democracia

Mobilização do eleitorado contribui para consolidação da democracia, diz Quintanilha