Lobão critica Aneel e defende fontes alternativas de energia
Edison Lobão observou que, em vez de a Aneel estudar a fundo o Programa de Incentivo à Energia Renovável, bem como vários projetos versando sobre fontes alternativas de energia em tramitação no Congresso Nacional, prefere decretar a nulidade das iniciativas parlamentares. "Mas agora, com o desastre a ser provocado pela exaustão dos nossos recursos energéticos, é bem provável que as autoridades do setor despertem para o caminho das energias alternativas", previu o senador.
- O que pretendemos não é um paliativo ou um faz-de-conta da energia alternativa, mas uma atuação definitiva. O Programa de Incentivo à Energia Renovável está baseado em providências sérias que, se estivessem em prática, iriam evitar o colapso das geradoras clássicas - observou Edison Lobão, ao afirmar que as várias leis e portarias editadas pela Aneel "não vêm resolvendo coisíssima alguma".
Entre os vários projetos sobre fontes alternativas que tramitam pelo Congresso, Edison Lobão destacou o que incentiva os chamados aproveitamentos energéticos de pequena potência e o que estimula a geração de energia elétrica a partir de fontes alternativas em sistemas elétricos isolados, em substituição à geração termelétrica que utilize derivados de petróleo.
18/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aneel aprova regras para leilão de energia de fontes alternativas
PATROCÍNIO DEFENDE UTILIZAÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
Fontes alternativas garantem geração de energia
TV Senado discute fontes alternativas de energia
Seminário aborda fontes alternativas de energia
Programa da TV Cultura questiona as fontes alternativas de energia