LOBÃO DESTACA PAPEL DE SARNEY NA IMPLANTAÇÃO DO MERCOSUL



Ao registrar o aniversário de 15 anos do início do processo de integração dos países do Cone Sul (Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina), o senador Edison Lobão (PFL-MA) ressaltou a importante atuação do senador José Sarney (PMDB-AP) na criação do Mercosul. Foi Sarney, contou, que como presidente da República assinou, em 1985, em conjunto com o ex-presidente argentino Raul Alfonsín, a Ata de Foz do Iguaçu.

Lobão contou que aquele documento marcou o fim das rivalidades históricas entre os dois países e desencadeou a formação do mercado comum do continente sul-americano. Falou também do esforço e da habilidade diplomática de Sarney para conseguir concretizar suas metas de intercâmbio com os países vizinhos.

- Somente um homem público com ampla visão de estadista poderia enfrentar, naquele momento, as grandes dificuldades que as grandes causas impõem - declarou Lobão.José Sarney, descreveu o orador, em todas as ocasiões em que visitava os países do Mercosul enfatizava a necessidade de formação de uma área de livre comércio, com tarifa zero e união aduaneira, apontando para ações futuras ainda mais audaciosas, como a adoção de moeda e banco central comuns.

Lobão disse que esse empenho é reconhecido no Brasil e foi destacado, na edição do último dia 1º, no jornal La Prensa, de Buenos Aires, que em editorial rememorou o processo de implantação do Mercosul, narrando o prestígio que o ex-presidente Sarney desfruta na Argentina.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) disse admirar o homenageado, lembrando que foi José Sarney, como presidente, que sancionou os projetos de criação das universidades federais de Roraima e do Amapá, que eram estados recém-formados.

Também o senador Romero Jucá (PSDB-RR) apoiou as palavras de Lobão, afirmando que o ex-presidente Sarney tem um lugar na história nacional, principalmente, pela dedicação, esforço pessoal e empenho com que conduziu a transição democrática. O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO), na presidência dos trabalhos, anunciou o endosso da Mesa Diretora da Casa às manifestações de apreço e homenagem ao ex-presidente.

06/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER DESTACA PAPEL INTEGRADOR DO MERCOSUL

Mesquita Júnior destaca papel do Mercosul na integração do continente

Sarney destaca papel das universidades no desenvolvimento da humanidade

Em mensagem, Sarney destaca papel dos aposentados na construção do Brasil

Sarney destaca papel do Serviço Geológico na identificação de riquezas minerais

Sarney destaca papel de dos veículos de comunicação do Senado na ‘conexão com o povo brasileiro’