Lobão diz que licença de Belo Monte deve sair no próximo mês



A licença de instalação para o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), deve sair até a primeira quinzena de fevereiro. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a licença para toda a obra deve ser concedida uma semana depois. 

“Estávamos receosos de que houvesse um atraso maior e isso implicaria em perder um ano na construção da usina”, afirmou. Segundo o ministro, atualmente existem cerca de 30 pendências de obras de hidrelétrica e linhas de transmissão que aguardam licenciamento ambiental. Mas ele disse que a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, garantiu que não haverá mais atrasos que prejudiquem obras no setor elétrico. “Vamos começar a viver um mundo novo no que diz respeito às licenças ambientais”, comemorou. 

Lobão lembrou que o consumo de energia no Brasil está crescendo a cada ano e por isso o País terá que dobrar o estoque de energia que tem hoje. No ano passado, o consumo de energia no Brasil cresceu 8,3%, ou seja, acima do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que está estimado em 7,3%. 

De acordo com o ministro, as usinas nucleares são uma opção para aumentar a geração de energia no País. Ele disse que ainda este ano o governo deve decidir sobre a construção de quatro novas usinas: duas no Nordeste e mais duas na região Sudeste. Também deve ser realizado neste ano pelo menos um leilão para a contratação de energia eólica e possivelmente um exclusivo para energia proveniente de biomassa.

 

Fonte:
Agência Brasil



07/01/2011 16:39


Artigos Relacionados


Licença do Ibama para instalação de obras de Belo Monte deve sair ainda este ano

Ibama autoriza licença de instalação da Usina de Belo Monte

Ibama diz que tem segurança jurídica para emitir licença de Belo Monte

Licença para Belo Monte se baseou em 5 pareceres técnicos, diz Ibama

Ibama defende concessão de licença ambiental para Belo Monte

Licença ambiental para Belo Monte será debatida pela CI