Lobão exalta as potencialidades do Brasil



Em discurso nesta quinta-feira (dia 6), o presidente interino do Senado, Edison Lobão, aplaudiu a iniciativa do empresário Roberto Civita de proferir uma conferência altamente positiva sobre o Brasil no 2º Encontro Latino-Americano de ex-alunos da Universidade Wharton (EUA), realizado no Rio de Janeiro. Apoiado em fatos e dados estatísticos, Civita demonstrou ser o país um dos mais empreendedores e criativos do mundo, disse o senador.

Lobão relatou que Civita ofereceu aos executivos estrangeiros presentes à conferência uma excelente aula sobre o Brasil.

- Deve ter sensibilizado aqueles homens de negócios, provavelmente alheios à necessidade de perceberem, além de números e tabelas, as particularidades não escritas que moldam o perfil de um povo - ressaltou.

Segundo o senador, se houvesse outros conferencistas do porte de Civita, espalhados pelo mundo, para explicar o Brasil real a estrangeiros, certamente o país estaria em outro degrau de prestígio e conceito.

- Mas tornou-se moda, entre nós, a nefasta prática da automaceração. Temos motivos de sobra para termos fé no futuro, mas preferimos dedilhar a viola do pessimismo - afirmou.

Em aparte, o senador Francelino Pereira (PFL-MG) destacou que Civita falou aos empresários do mundo inteiro sobre o Brasil real e não sobre o Brasil fantasioso, permitindo que conhecessem um país grandioso que merece a credibilidade dos executivos por sua adaptabilidade e coragem diante das adversidades. O senador Gerson Camata (PMDB-ES) ressaltou a importância do depoimento de Civita, um homem, observou, que conhece bem as mazelas e as grandezas do Brasil.

Também em apartes, os senadores Luiz Otávio (sem partido- PA), Arlindo Porto (PTB-MG) e Maguito Vilela (PMDB-GO) afirmaram que o futuro grandioso do Brasil está mais próximo do que se pensa. Segundo o senador Iris Rezende (PMDB-GO), todos têm o dever de incentivar as qualidades do país, divulgando a riqueza do subsolo brasileiro e a qualidade dos alimentos. "Melhor ainda será quando exportarmos os produtos beneficiados e não rin natura, como ocorre hoje", concluiu .

06/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão Filho exalta gênio de Niemeyer

Encerrada discussão sobre potencialidades do Brasil no mercado de carbono

Em entrevista à TV Senado, Samuel Pinheiro Guimarães fala sobre as potencialidades de desenvolvimento do Brasil

Em Bruxelas, Dilma exalta parceria entre Brasil e UE

Eduardo Suplicy exalta Plano Brasil Maior

Renan exalta a importância de Brizola na história recente do Brasil