Em Bruxelas, Dilma exalta parceria entre Brasil e UE



A presidenta Dilma Rousseff discursou à imprensa, nesta segunda-feira (24), após reunião plenária na sede do Conselho da União Europeia. Em sua fala, Dilma ressaltou os acordos comerciais desejados pelo bloco e pelo Brasil, a parceria no campo educacional, as concomitâncias políticas na resolução de conflitos armados pelo mundo e a recuperação econômica do continente europeu.

A presidenta demonstrou alegria com a recuperação do bloco europeu e reafirmou a posição do grupo como forte parceiro comercial brasileiro. “A superação da crise da zona do euro é fundamental para garantir o vigor da economia mundial, e o Brasil tem interesse direto na recuperação da economia europeia, haja vista a diversidade e a densidade dos laços comercias e de investimentos entre os 2 países.”

Sobre o acordo entre os blocos europeu e sul-americano, Dilma ressaltou o empenho das autoridades envolvidas em aproximar o Brasil e a União Europeia e afirmou que o País está empenhado em realizar esse acordo comercial. “O Mercosul está fazendo um grande esforço para consolidar a oferta à União Europeia.”

Inclusão Social

A presidenta apresentou alguns dados sobre a economia brasileira e deu grande foco para as conquistas sociais de seu governo. Dilma mencionou o grande números de brasileiros que saíram da situação de extrema pobreza e ingressaram na classe média e apresentou dados que apontam para o crescimento da renda per capta média – nos últimos anos, a renda per capta média do brasileiro aumentou 78%. "Elevamos 42 milhões de brasileiros aos padrões da classe média", disse.

Investimentos estrangeiros

Dilma Rousseff agradeceu os inúmeros investimentos estrangeiros, realizados por europeus no País, e reafirmou o compromisso em continuar com a política de melhorias em logística, infraestrutura, nas áreas urbanas e em relação aos investimentos sociais. De acordo com a presidenta, a participação dos investimentos europeus foi parte importante do projeto de crescimento do seu governo.

OMC

Apesar de todos os elogios e formalizações de compromissos para o estreitamento de relações comerciais, Dilma foi enfática ao reprovar os questionamentos da União Europeia na OMC em relação aos programas Inovar Auto e o projeto de desenvolvimento econômico e sustentável da Zona Franca de Manaus.

Como justificativa, a presidenta mencionou que o Inovar Auto é extremamente importante para o desenvolvimento tecnológico da indústria automobilista brasileira – composta em grande parte por empresas europeias – e que a Zona Franca de Manaus é uma área que permite à região obter seu sustento e que auxilia no enfrentamento do desmatamento.

Parcerias e acordos

Dilma também agradeceu às instituições de ensino europeias por receberem os estudantes brasileiros e afirmou que essa é uma parceria que auxilia na melhoria de várias áreas da economia brasileira. Para finalizar, Dilma lembrou da união entre a Zona do Euro e o Brasil em relação à privacidade na internet e mencionou o projeto de ligação, por fibra ótica do Brasil à Europa.

Fonte:
Portal Brasil 



24/02/2014 10:47


Artigos Relacionados


Patriota discute em Bruxelas parceria estratégica Brasil-União Europeia

Ministra exalta encontro entre Dilma e movimentos de mulheres

Dilma destaca parceria entre governo e empresas de tecnologia

Dilma e Eike Batista defendem parceria entre Petrobras e OGX

ACM EXALTA, EM LISBOA, ELOS RELEVANTES ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Eduardo Suplicy comenta discurso de Dilma em Bruxelas