Lobão: país tem competência para resolver a crise energética
O presidente interino do Senado, Edison Lobão, afirmou nesta terça-feira (dia 21), ao abrir o seminário "A crise energética brasileira", que tem total confiança na capacidade brasileira de encontrar alternativas energéticas.
- O Brasil e sua gente têm competência para resolver o problema. O que muitas vezes atrapalha é a demora no processo de tomada de decisão, daí por que precisamos efetivamente nos antecipar aos problemas - disse.
Ao lado do senador José Alencar (PMDB-MG), presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, Lobão lembrou o potencial do país para produzir energia sob diversas formas e lamentou o fracasso de programas como o do álcool, que ofereceria combustível para a frota nacional e, ainda, bagaço de cana para a produção de eletricidade. O senador também assinalou a perda de milhares de postos de trabalho no campo, com a limitação do Proálcool. E lembrou ter apresentado há oito anos projeto criando o Instituto Brasileiro de Energia Alternativa.
O seminário é uma iniciativa da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura e da Federação Nacional dos Engenheiros. Tem por objetivo avaliar as causas e conseqüências da atual crise de energia elétrica que atinge o país e propiciar o debate entre técnicos, especialistas e parlamentares sobre as alternativas para resolver o problema. O evento está sendo realizado no auditório Petrônio Portela.
21/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lobão proporá a Aécio comissão mista para resolver crise na polícia
Agripino diz que governo não aprendeu lição e pode levar o país a nova crise energética
Governador do Amapá pede apoio de Sarney para resolver situação de companhia energética do estado
Para Sarney, Brasil age com competência diante da crise
Lobão fala sobre política energética e regras para o pré-sal
PARA GERALDO MELO, EQUIPE ECONÔMICA CONTORNOU A CRISE COM COMPETÊNCIA