Lobão proporá a Aécio comissão mista para resolver crise na polícia
- O apagão e as incertezas da economia são assuntos urgentes, mas a segurança dos cidadãos é prioritária. Se em condições normais, a violência e o crime põem em risco a vida dos brasileiros, imaginem com a polícia em greve? - observou o senador, depois de reunião no gabinete da 1ª vice-presidência com o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, e o secretário-geral da Mesa, Raimundo Carrero.
A idéia de Lobão é fazer um apanhado de todos os projetos que tratam da segurança pública em tramitação no Senado e na Câmara e realizar debates com governadores, representantes dos policiais e de outros setores da sociedade.
- Este é um problema de todos nós. Eu, por exemplo, não teria coragem de ir à Bahia em meio aos distúrbios por que passou o estado - disse o presidente interino.
Além da discussão e votação de uma lei para sanar o caos na área policial, Lobão pretende acelerar a tramitação de outras matérias durante o período de interinidade, que será, em princípio, de 60 dias. Ele citou como de grande importância a reforma do Poder Judiciário e as mudanças na lei das sociedades anônimas, conhecida como Lei das S.As.
O senador vai examinar ainda que encaminhamento dar a doze projetos selecionados pelo presidente licenciado, Jader Barbalho (PMDB-PA), para rápida tramitação nas comissões técnicas do Senado. Entre estes projetos, estão o que estabelece novas regras para a aquisição da casa própria e o que destina a programas sociais parte das receitas das privatizações.
Edison Lobão confirmou para esta quarta-feira (dia 25) reunião com os líderes dos partidos e os presidentes das sete comissões técnicas durante a qual será discutida a agenda de trabalho do período de interinidade. Ele previu que o papel do Senado em relação ao afastamento de Jader - envolvido em denúncias de desvio de verbas públicas apurado em relatório do Banco Central - fatalmente será tratado na reunião. Lobão, porém, acha que será mais proveitoso deixar a Justiça investigar as denúncias contra o presidente licenciado, dando ao Senado mais tempo para o exame de projetos.
23/07/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lobão: país tem competência para resolver a crise energética
Sérgio Guerra sugere comissão de senadores para resolver a crise; integrantes da Mesa protestam
Comissão mista ouve governadores sobre crise energética
Comissão Mista Especial da Crise de Energia receberá o ministro Pedro Parente
Comissão Mista Especial da Crise de Energia receberá o ministro Pedro Parente
Comissão Especial Mista da Crise Energética elege novo presidente amanhã