Lobão presta homenagem a trabalhadores



O senador Edison Lobão (PFL-MA) prestou nesta sexta-feira (19) uma homenagem aos trabalhadores do Brasil, antecipando-se ao feriado de 1º de maio. Ao traçar um histórico de lutas operárias em todo o mundo, ele observou que as mudanças ocorridas na economia levaram a uma revisão do próprio conceito de trabalhador.

- Esse conceito não mais se restringe ao operário clássico. Hoje, o setor terciário abriga mais mão-de-obra do que qualquer outro, e são trabalhadores o feirante, o artista, o técnico em informática e tantos outros - afirmou Lobão.

O senador recordou que as comemorações pelo 1º de maio começaram há 112 anos, como homenagem a trabalhadores que foram vítimas, no ano anterior, de uma carnificina ocorrida em Chicago, por terem reivindicado redução na jornada trabalho.

A cada 1º de maio, lembrou o senador, novas reivindicações entraram em pauta, ao longo dos últimos anos, como a liberdade para os sindicatos, o descanso semanal remunerado, as férias e o salário mínimo. A data, disse Lobão, converteu-se em "símbolo da luta" dos trabalhadores.

O senador registrou ainda que ocorreu em 1895 a primeira celebração, no Brasil, do 1º de maio, no Centro Socialista de Santos. Mas foram necessários ainda 30 anos, relatou, para que o então presidente Artur Bernardes assinasse decreto estabelecendo a data como Dia do Trabalhador. A celebração ganhou mais importância no país, disse Lobão, durante o governo de Getúlio Vargas, que sempre anunciava nessa data medidas reivindicadas pelos trabalhadores, como o salário mínimo.



19/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Rita presta homenagem aos trabalhadores

Wilson Santiago presta homenagem aos trabalhadores rurais

Senado presta homenagem à Confederação dos Profissionais Liberais, que representa 5 milhões de trabalhadores

Ato presta homanegam a sindicalistas e trabalhadores vítimas da ditadura militar

CCJ presta homenagem a ACM

ILB presta homenagem à mulher