Lobão: Vale do Rio Doce foi exemplo para estatais



O senador Edison Lobão (PFL-MA) foi um dos senadores a discursar durante as homenagens aos 60 anos da Companhia Vale do Rio Doce. Afirmou que o sucesso da empresa serviu de exemplo e estímulo para a criação de novas estatais no país a partir de 1964.

- Graças à sua presença em questões de interesse nacional, a Vale foi responsável pela criação de várias empresas - declarou, apontando os estados de Minas Gerais, Espírito Santos e Maranhão como grandes beneficiários de suas ações. O senador pefelista também creditou à Vale importante participação na construção da usina hidrelétrica de Tucuruí, "sem a qual o país teria parado suas atividades" durante a recente crise energética.

Outro momento de destaque na história da Companhia Vale do Rio Doce, ressaltado por Edison Lobão, foi o empréstimo de US$ 200 milhões, avalizado pela União, para a empresa investir em minas de ouro no país. Testemunha do negócio firmado no governo do ex-presidente José Sarney, Lobão, que exercia mandato de senador em 1986, afirmou que a Vale soube aplicar os recursos e obter rendimentos.



04/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon defende CPI para investigar privatização da Vale do Rio Doce

Flexa Ribeiro anuncia ampliação de fábrica da Vale do Rio Doce no Pará

Ana Júlia apela à Vale do Rio Doce para que cumpra acordo firmado com índios

LUIZ OTÁVIO PEDE QUE VALE DO RIO DOCE AJUDE A GERAR EMPREGOS NO PARÁ

Sarney recebe presidente da Vale do Rio Doce

José Nery denuncia autoritarismo da Vale do Rio Doce