LOYOLA CITA ADMINISTRAÇÃO DE JOINVILLE COMO EXEMPLO PARA O PAÍS



Em seu discurso de posse, o senador Henrique Loyola (PMDB-SC), que está substituindo o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), defendeu nesta segunda-feira (dia 21) a retomada do desenvolvimento e citou a experiência administrativa de Joinville como modelo para o país. O senador ocupava o cargo de vice-prefeito do município, na gestão de Luís Henrique da Silveira.
Com uma população economicamente ativa de 163,3 mil pessoas, 1.380 indústrias de transformação, 8.634 estabelecimentos comerciais, 8.390 empresas prestadoras de serviços e 8.390 de serviços autônomos, Joinville é hoje "o núcleo dinâmico da economia catarinense", ressaltou o senador. O PIB do município, informou o senador, é de R$ 4,3 bilhões e a renda per capita de R$ 10,3 mil, segundo dados de 1998.
Loyola também mencionou as realizações do atual prefeito na área cultural, como a implantação do centro de eventos Cau Hansen, o único no gênero de multiuso em toda a América Latina. O centro, informou o senador, conta com um auditório de oito mil lugares e abriga a Rádio Educativa e a Escola de Balé Bolshoi, "única unidade da famosa escola de Moscou fora da Rússia". O Festival de Dança de Joinville, e que era realizado em um ginásio de esportes, nos últimos dois anos tem lugar no centro de eventos, registrando em sua 18ª edição, em julho, a presença de cerca de cinco mil bailarinos do Brasil e do exterior.
A administração de Luís Henrique da Silveira, segundo o senador, deu ênfase também à educação, com o lançamento do programa Toda Criança na Escola, elevando o número de crianças matriculadas de 38.828, em 1996, para 57.065 este ano. No setor de segurança pública, o senador destacou o aparelhamento das polícias Militar e Civil, com a compra de veículos, equipamentos de informática e de comunicação. Foi criada, ainda, a Fundação Municipal de Vigilância, que é mantenedora da Guarda Municipal.
O sistema básico de saúde de Joinville foi citado pelo senador como "um dos orgulhos da atual gestão municipal". Ele mencionou, ainda, a implantação do aterro industrial, em uma área de 500 mil metros quadrados, obtida do governo do estado.

21/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin cita investimento da China em pesquisa como exemplo para o Brasil

Demostenes cita Araguaia como exemplo do descaso com os rios no Brasil

Heráclito cita Transnordestina como exemplo do "vale-tudo" da reeleição

Roberto Requião cita experiência do Paraná como exemplo de política em favor de mais empregos e salários maiores

Em debate, Florestan Fernandes é apontado como exemplo para o país

Adelmir Santana aponta Distrito Federal como exemplo para o país