Adelmir Santana aponta Distrito Federal como exemplo para o país
O senador Adelmir Santana (DEM-DF) rebateu artigo recente do jornalista Roberto Pompeu de Toledo, intitulado "Brasília, essa desgraceira" e publicado pela revista Veja, que apresenta críticas à capital federal. Ao mesmo tempo em que considerou as críticas injustas, o parlamentar elogiou a vida e a população do Distrito Federal, apontado por ele como exemplo para outras partes do país em termos de respeito ao pedestre e de qualidade de vida.
- Ao contrário do que disse o senhor Roberto Pompeu de Toledo, Brasília tem uma história própria, uma história de heroísmo, audácia, determinação e um espírito do pioneirismo épico. Não só por sua grandiosidade arquitetônica, mas, principalmente, pelas pessoas dignas e trabalhadoras que vivem aqui, Brasília merece mais elogios do que críticas infundadas - afirmou.
O parlamentar comentou que a capital foi construída para ser "um vetor de desenvolvimento nacional". Na sua opinião, esse objetivo foi alcançado pelo fato de a localização de Brasília ter proporcionado a abertura de uma nova fronteira agrícola e a criação de pólos comerciais e industriais.
Adelmir Santana considera que Brasília se apresenta atualmente como um retrato do Brasil, sendo, em muitos aspectos, mais desenvolvida que a maioria das capitais brasileiras. O senador não deixa de reconhecer problemas no DF, mas pondera que melhorias na região estão sendo implementadas.
- Em Brasília as ilegalidades estão sendo combatidas. A cidade está sendo organizada, mesmo que a custa de muito desgaste político, pois derrubar construções irregulares, impedir o comércio ilegal e fiscalizar as leis urbanas não apenas são medidas duras, como contrariam interesses imediatos, sem compromisso com o futuro da cidade - avaliou.
Adelmir Santana citou como exemplos dados por Brasília para o resto do país o respeito às faixas de pedestres, que resultou em menos acidentes e atropelamentos; a qualidade do tratamento de água e esgoto, serviços que já cobrem quase 100% das residências; e a qualidade das escolas e programas sociais.
Ao reconhecer a desigualdade social que ainda persiste na capital federal, o senador observou que áreas degradadas e invasões estão recebendo investimentos do governo distrital com o objetivo de melhorar as condições de vida de sua população. Também assinalou investimentos no tratamento de água e esgoto, na captação de água pluvial, na melhoria do asfalto, de meios-fios e calçadas, ações que não estariam restritas a Brasília e às regiões administrativas do Distrito Federal, alcançando também cidades goianas do entorno.
- O Distrito Federal tem desigualdades, sim, desigualdades sociais imensas, como todos os estados brasileiros, mas essas desigualdades estão sendo efetivamente combatidas pelo governo local - afirmou, lembrando da possibilidade do analfabetismo ser erradicado do DF nos próximos anos.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) - ex-governador do DF - elogiou o pronunciamento do colega.
05/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Adelmir Santana se manifesta contrário à intervenção no Distrito Federal
Adelmir Santana requer voto de pesar por bombeiros mortos em acidente no Distrito Federal
Adelmir pede apoio para ensino especial no Distrito Federal
Adelmir condena possível intervenção no governo do Distrito Federal
Adelmir Santana elogia trajetória do "mito nordestino conhecido como Patativa do Assaré"
Adelmir Santana destaca papel da iniciativa privada no desenvolvimento do país