LUCENA PREGA UNIÃO PARA BRASIL SAIR DA CRISE



O senador Humberto Lucena (PMDB-PB) disse hoje (dia 11) que é urgente um entendimento nacional para traçar uma estratégia de desenvolvimento do país, "diante desse quadro conturbado de fim de século, em que a inserção soberana do Brasil no processo de globalização se torna uma condição essencial".

- Há que se pensar numa saída, que não pode mais esperar pelos resultados políticos do jogo da sucessão governamental, nem pela renovação do Congresso Nacional. Creio que o presidente Fernando Henrique Cardoso, juntamente com sua equipe de governo, diante da concretização e acentuação das enormes ameaças trazidas pelas crises nas bolsas, não deixará de abrir-se a esse consenso político - afirmou.

Na opinião de Lucena, essa crise dá uma "pálida" amostra do que se pode assistir daqui para adiante caso não se construa um novo "dique de proteção" contra os ataques especulativos, pois, advertiu, "o capital internacional viaja rápido de uma economia para outra na busca de lucro". Conforme salientou, são US$ 40 trilhões por dia, os chamados derivativos financeiros, que virtualmente percorrem os mercados financeiros.

- Nessa crise, a vulnerabilidade de nossa economia mostrou-se de modo claro e insofismável. Até quando poderá o Banco Central ser capaz de vender até US$ 30 bilhões de suas reservas para conter próximos ataques? Até quando o presidente do Banco Central poderá usar o "estoque de maldades", como o aumento terrível da taxa básica de juro, sem maiores explosões econômicas, sociais e políticas? - questionou

11/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moreira Mendes prega agenda positiva para o turismo sair da atual crise

LUIZ PONTES PREGA UNIÃO PARA COMBATER A CRISE

Brasil tem condições de sair de crise hidrológica, diz empresa

MESTRINHO PREGA A UNIÃO DE TODOS PELO BRASIL

Diálogo social e políticas econômicas ajudaram o Brasil a sair da crise, diz OIT

Presidentes do BNDES e BC dizem que Brasil vai sair da crise melhor do que entrou