Moreira Mendes prega agenda positiva para o turismo sair da atual crise



Discutir uma agenda positiva destinada a apresentar soluções concretas para que o turismo brasileiro entre numa nova fase e passe a ser um instrumento de geração de emprego e renda é o principal objetivo da Subcomissão de Turismo, instalada nesta terça-feira (dia 4) no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O presidente da subcomissão, senador Moreira Mendes (PFL-RO), ressaltou que o órgão terá a oportunidade de debater propostas destinadas a impulsionar o turismo nacional, entre as quais o fortalecimento da aviação comercial doméstica, a revisão da legislação que regulamenta o turismo e a formação e capacitação de novos profissionais do setor. Ficou decidido que a primeira audiência pública será com representantes de companhias aéreas.

Autor do requerimento de criação da Subcomissão de Turismo, Moreira Mendes estranha que o Brasil, considerado mundialmente uma potência turística, ainda não tenha formulado uma política séria para o setor, que traz para o país milhões de dólares em divisas.

- A subcomissão irá discutir o turismo em todos os níveis - municipal, estadual e federal - além de propor incentivos para o setor - adiantou Moreira Mendes, destacando que o turismo ecológico também deve ser incentivado, com o objetivo de impulsionar o crescimento do interior, principalmente dos estados localizados na Amazônia.

Moreira Mendes mencionou a necessidade de financiamentos públicos para o setor, citando como exemplo a África do Sul, um dos países que mais aplicam em turismo. Enquanto o governo sul-africano oferece linhas de crédito com até 30 anos de prazo para pagamento para a construção de hotéis, no Brasil o financiamento não ultrapassa os 12 anos, com três anos de carência, informou o senador. Ele garantiu que a subcomissão irá defender políticas públicas que incentivem os empreendedores do setor, como ocorre na África do Sul e em países que optaram pelo turismo como fonte de desenvolvimento.

- O Brasil, com cerca de 8 mil quilômetros de costa marítima, com a exuberância da floresta amazônica e com a riqueza do pantanal mato-grossense não pode ficar a reboque dessa fonte de renda - disse, lembrando que, na Espanha, 40% do Produto Interno Bruto (PIB) é proveniente do turismo.

A Subcomissão de Turismo é formada pelos senadores Moreira Mendes, presidente; Wellington Roberto (PMDB-PB), vice-presidente; Gilvam Borges (PMDB-AP), Geraldo Cândido (PT-RJ) e Paulo Hartung (PPS-ES).

04/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUCENA PREGA UNIÃO PARA BRASIL SAIR DA CRISE

MOREIRA MENDES PREGA MUTIRÃO CONTRA A VIOLÊNCIA

MOREIRA MENDES COMEMORA ELEIÇÃO DE BRASILEIRO PARA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO

Moreira Mendes registra realização de fórum para requalificação de profissionais do setor de turismo

Moreira Mendes manifesta preocupação com o turismo

Moreira Mendes quer viabilizar turismo marítimo