Lúcia Vânia lamenta mudança no Projeto Soldado Cidadão



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) lamentou da tribuna a decisão do governo de promover mudanças, por meio de medida provisória, no Projeto Soldado Cidadão, lançado em julho de 2003, a cargo do Ministério do Trabalho e do Exército, mas que acabou não se concretizando. O objetivo do projeto, lembrou, era oferecer cursos profissionalizantes a 11 mil recrutas do serviço militar obrigatório.

- Louvei aqui a iniciativa e solicitei informações ao Ministério do Trabalho e ao Exército. O Soldado Cidadão seria implantado a partir de setembro, mas acabou não saindo do papel - disse.

Agora, explicou a tucana, o presidente "anuncia como novidade" o recrutamento de 100 mil jovens ainda este ano, para serem treinados numa profissão. Para a senadora, esta é uma tentativa do governo de "reverter a inércia de suas ações para conter o desemprego". A idéia é unir a estrutura física das Forças Armadas à experiência de entidades como Sesi, Senai, Sebrae e Sesc na formação de jovens.

Lúcia Vânia manifestou sua preocupação com a viabilidade do programa, tendo em vista a difícil situação enfrentada pelas Forças Armadas, com contenção de gastos e cortes orçamentários.

- Sabemos que os quartéis alteraram até o horário de funcionamento para dispensar os soldados do rancho. No ano passado, 36 mil recrutas foram dispensados antecipadamente para economizar cerca de 40 milhões de reais em alimentação e fardamento com a dispensa. Aliás, na campanha presidencial, o candidato Lula havia criticado o corte de verbas no orçamento que obrigara a dispensa - salientou a senadora.

No último dia 4 de abril, relembrou Lúcia Vânia, cerca de 700 familiares de militares promoveram um protesto por reajustes salariais na Praça dos Três Poderes.

- Nesse ambiente, não há como esperar que um programa dessa natureza tenha sucesso - disse.



30/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia lamenta manobra do PT

Cindacta II recebe prêmio Projeto Soldado Cidadão

Projeto Soldado-Cidadão forma 40 soldados no Recife

Lúcia Vânia lamenta acidente automobilístico

Prêmio Projeto Soldado Cidadão será entregue no dia 20 de novembro

Lúcia Vânia lamenta adiamento de votações por MPs vencidas