Lúcia Vânia lembra Dia Nacional da Mamografia e lamenta falta de aparelhos no país



Comemorado há cinco anos, em 5 de fevereiro, o Dia Nacional da Mamografia aumentou a conscientização das mulheres sobre a importância desse exame para prevenção e detecção precoce do câncer de mama, disse a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).

Mesmo assim, ela citou dados do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, que revelam 60 mil novos casos de câncer de mama em 2013. E o mais grave é que 70 % deles foram detectados em estágio avançado, o que pode ser explicado pela distribuição desigual de mamógrafos pelas regiões e cidades do país. Lúcia Vânia advertiu que 40 % dos aparelhos estão nas regiões Sul e Sudeste. Além disso, metade das pequenas cidades do país não tem mamógrafo.

Já na região Nordeste, por exemplo, além da falta de mamógrafos, as mulheres sofrem com a falta de hospitais especializados no tratamento do câncer de mama, o que as obriga a se deslocarem até Brasília para fazerem exames. E essa demora pode provocar a detecção tardia da doença, alertou Lúcia Vânia.

A senadora citou, ainda, outro problema: 60 % dos mamógrafos espalhados pelo país não têm qualquer controle de qualidade e geram imagens que dificultam o diagnóstico do câncer de mama.

- Isso reforça a necessidade de mobilização do governo e da sociedade, para que haja a redistribuição de mamógrafos, garantindo a realização de exames gratuitos, além da realização da publicidade elucidativa e de outras ações no combate ao câncer de mama - afirmou.



06/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia quer criação do Dia Nacional da Mamografia

Lúcia Vânia registra comemoração do Dia Nacional da Mamografia

Lúcia Vânia lembra Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

Lúcia Vânia lamenta posição ruim do país em ranking de educação

Lúcia Vânia lembra reformas de FHC

Lúcia Vânia lembra aniversário da TV Senado