Lúcia Vânia registra comemoração do Dia Nacional da Mamografia



Ao discursar nesta quinta-feira (12), a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) louvou o fato de, em 5 de fevereiro de 2009, ter sido comemorado, pela primeira vez, o Dia Nacional da Mamografia. A data foi instituída pela Lei 11.695/08, proveniente de projeto de sua autoria apresentado em 2004. A senadora ressaltou que essa é a doença que mais mata mulheres no Brasil - ocasionando mais de 10 mil mortes no ano passado - e lembrou que a mamografia é o exame mais eficaz para a prevenção desse tipo de câncer.

- Ao propor a instituição do dia 5 de fevereiro como o Dia Nacional da Mamografia, estava eu motivada pela firme convicção da importância de se ampliarem a conscientização e a mobilização no sentido de garantir o acesso de todas as mulheres acima de 40 anos de idade ao exame mamográfico periódico e de boa qualidade - resumiu a senadora.

Lúcia Vânia informou ter participado das comemorações, em 5 de fevereiro de 2009, como convidada de solenidade que contou com a participação da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, do Colégio Brasileiro de Radiologia, da Sociedade Brasileira de Mastologia, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Na ocasião, foi reafirmada a importância do Dia Nacional da Mamografia "como forma de salvar vidas de mulheres brasileiras".

- Nunca é demais enfatizar que, 43 anos após a entrada em funcionamento do primeiro mamógrafo, esse exame permanece sendo, ainda hoje, o único método viável para detectar lesões mamárias em pacientes assintomáticas e sem nódulos palpáveis. Apesar de sua enorme importância, a mamografia ainda é inacessível para milhões de brasileiras que dela necessitam, pois milhares de municípios deste país não dispõem do mamógrafo nos serviços públicos de saúde - disse Lúcia Vânia.

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), informou a senadora, ocorrem mais de um milhão de novos casos de câncer de mama por ano no mundo. No Brasil, em 2003, continuou Lúcia Vânia, foram registrados mais de 40 mil casos de câncer de mama, com mais de 9 mil óbitos.

- Espero que o Ministério da Saúde encampe essa iniciativa e faça com que as mulheres brasileiras tenham acesso às informações e que, acima de tudo, o poder público entenda a importância de fazer uma melhor distribuição dos mamógrafos, de maneira a possibilitar que todas as mulheres brasileiras tenham acesso a esse instrumento fundamental, para a preservação de suas vidas - concluiu Lúcia Vânia.



12/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia quer criação do Dia Nacional da Mamografia

Lúcia Vânia lembra Dia Nacional da Mamografia e lamenta falta de aparelhos no país

Lúcia Vânia registra o 15º aniversário do PSDB

Lúcia Vânia registra cerimônia de recriação da Sudeco

Lúcia Vânia registra os 39 anos de criação da Embrapa

Lúcia Vânia registra entrada em vigor de Protocolo de Kyoto