Lúcia Vânia quer proteção ao trabalhador idoso sem vínculo empregatício



Aguarda votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto de lei (PLS 314/07) de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) que estende aos trabalhadores idosos sem vínculo empregatício - como autônomos e representantes comerciais - a mesma proteção contra condutas discriminatórias estabelecidas em lei para os trabalhadores com emprego formal.

Lúcia Vânia esclareceu que a legislação em vigor (Lei 9.029/95) protege apenas o idoso com vínculo empregatício de condutas discriminatórias por parte do empregador. A legislação proíbe a prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso a relação de emprego, ou sua manutenção, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade. O projeto acrescenta a relação de trabalho, a fim de beneficiar os autônomos e representantes comerciais.

A senadora entende que a alteração da lei é necessária para garantir ao idoso maior integração na comunidade. Ela reconheceu que o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) não tem sido eficientemente aplicado, por falta de especificação da lei que contribua para criminalizar condutas discriminatórias.



19/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia quer incluir na CLT medidas de proteção ao trabalhador idoso

Lúcia Vânia apóia regularização de vínculo trabalhista do agente de saúde

CAS ANALISA VÍNCULO EMPREGATÍCIO EM COOPERATIVAS

SIGILO BANCÁRIO EM DISCUSSÃO NA CAE E VÍNCULO EMPREGATÍCIO NA CAS

CAS DISCUTE VÍNCULO EMPREGATÍCIO EM COOPERATIVAS NA QUARTA-FEIRA

CAS DISCUTE VÍNCULO EMPREGATÍCIO EM COOPERATIVAS NA QUARTA-FEIRA