Lúcia Vânia recebe na CAS comitiva da Finlândia
A presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), recebeu a visita de Pentti Arajärvi, marido da presidente da República da Finlândia, Tarja Halonen, que estava acompanhado da embaixatriz Paulo Uusi-Videnoja e de parlamentares de seu país. Pentti Arajärvi quis conhecer a CAS porque foi várias vezes secretário da Comissão de Assuntos Sociais e Saúde do Parlamento finlandês. A própria presidente Tarja Halonen foi ministra da Saúde e Temas Sociais.
A senadora Lúcia Vânia e Arajärvi trocaram informações sobre os parlamentos de seus países e sobre a ação social. O finlandês impressionou a senadora ao revelar que 75% da população finlandesa conclui a universidade, e que não há analfabetismo em seu país. Lúcia Vânia disse que um índice como esse ainda é um sonho distante no Brasil, e que há um esforço gigantesco no país para que se erradique o analfabetismo e se garanta pelo menos o ensino fundamental a todos os brasileiros.
Lúcia Vânia informou ainda que todas as sessões da CAS, bem como de todas as comissões permanentes, são abertas ao público e à imprensa e divulgados pela TV, pela rádio pelo Jornal e pela Agência Senado, ao contrário do Parlamento finlandês, que tem sessões fechadas. A senadora entregou a Pentti Arajärvi um exemplar em inglês da Constituição brasileira, e disse que seria muito útil uma troca permanente de experiências, embora a comissão brasileira englobe uma quantidade maior de temas.
31/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de Assuntos Sociais recebe comitiva da Finlândia
Lúcia Vânia recebe Grande Medalha da Inconfidência
Lúcia Vânia recebe secretário-executivo do Programa Fome Zero
Lúcia Vânia recebe sugestões de estados para a gestão de fundo de desenvolvimento do Centro-Oeste
Assembléia recebe visita de estudantes da Finlândia
Festival de Cinema de Tampere, na Finlândia, recebe inscrições