Lúcia Vânia recomenda mobilização contra câncer de mama



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) pediu que a sociedade se mobilize para garantir a todas as mulheres acima de 40 anos acesso a exame mamográfico periódico e de boa qualidade. Ela pediu ainda a aprovação de projeto de sua autoria fixando em 5 de fevereiro o Dia Nacional da Mamografia.

De acordo com a parlamentar, apesar de já existirem ações louváveis na luta contra o câncer de mama, é preciso maior concentração de esforços para a obtenção de melhores resultados. Em sua opinião, a criação do Dia Nacional da Mamografia serviria como catalisador das discussões e contribuiria para a conscientização da mulher nesse assunto.

Lúcia Vânia lembrou que, a cada ano, aumenta o surgimento de novos casos de câncer de mama e de óbitos entre mulheres no Brasil. Citando dados do Instituto Nacional do Câncer, ela afirmou que, no ano passado, as mortes chegaram a mais de 9 mil e os novos casos a quase 42 mil.

- São dados alarmantes que precisam ser analisados e pedem soluções urgentes - alertou ela.

Na opinião da senadora, o Congresso precisa estar presente na luta contra essa doença, cuja prevenção pode salvar milhares de mulheres. Ela explicou que os fatores de risco para o câncer de mama são variados, destacando-se a história pessoal ou familiar de câncer, a idade, a presença de lesões precursoras, a predisposição genética e a exposição a radiação.

Também disse que aspectos do estilo de vida moderno, como sedentarismo, obesidade e uso de álcool podem influenciar a gênese da neoplasia mamária. E acrescentou que a melhor chance de uma mulher sobreviver a um carcinoma mamário é pela detecção e retirada precoce do tumor, quando este ainda não adquiriu comportamento biológico agressivo.

Para essa detecção, Lúcia Vânia disse que a mamografia é fundamental. E lastimou que, no Brasil, o acesso a esse exame seja restrito, especialmente para as mulheres de baixa renda, que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde, e para aquelas que vivem em localidades distantes dos grandes centros urbanos.



15/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia defende mobilização da sociedade contra o trabalho infantil

Movimento Outubro Rosa faz mobilização pela detecção precoce do câncer de mama

Instituto do Câncer é iluminado de rosa para lembrar luta contra câncer de mama

Lúcia Vânia recomenda a municípios cautela nos gastos orçamentários

Lúcia Vânia recomenda livro sobre o gasto público no Brasil

Forças Armadas contra o câncer de mama