LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA A FUNDAÇÃO CEARENSE DE AMPARO À PESQUISA
Para o senador, o programa mais importante da fundação, em 1999, foi o de Bolsas de Formação Acadêmica. O programa, disse, teve um aumento de 62% no volume de investimentos em relação ao ano anterior, oferecendo, por mês, 3448 bolsas para mestrado, 910 para doutorado e 2911 para a modalidade Iniciação Científica e Tecnológica, da qual participam estudantes de graduação.
A Funcap, segundo Alcântara, trabalha a partir de um plano de investimento que obedece a uma metodologia pré-estabelecida. O senador explica que é feito um levantamento sobre os problemas de interesse do Estado, que possam ser resolvidos pela ciência e tecnologia. Estimam-se os custos, são estabelecidas prioridades, e a proposta final é levada para o Conselho de Administração da Fundação.
Esse conselho escolhe os problemas a serem estudados por meio de uma definição prévia de temas. Os temas selecionados até agora, disse Alcântara, são Agricultura Irrigada e Biotecnologia, cujos documentos finais estão prontos, Formação de Recursos Humanos, com documento de diagnóstico já elaborado, Água, Informática e Geração de Empresas de Base Tecnológica.
- As ações da Funcap se integram às de outros programas de governo, criando um efeito de sinergia para o desenvolvimento do Ceará, que, mesmo sendo um estado pobre, ocupa hoje, proporcionalmente, o terceiro lugar entre os estados brasileiros que mais investem em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico - disse.
15/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA FAZ BALANÇO POSITIVO DO GOVERNO CEARENSE
LÚCIO ALCÂNTARA LAMENTA MORTE DE PREFEITO CEARENSE
ALCÂNTARA ELOGIA TRABALHO DE LABORATÓRIO CEARENSE
A FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
LÚCIO ALCÂNTARA REGISTRA 39 ANOS DE FUNDAÇÃO DO BID
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA POLÍTICA DE INFORMÁTICA