LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA PESQUISAS DA EMBRAPA PARA PRODUÇÃO DE ALGODÃO
- A agropecuária brasileira, em seu conjunto, não se encontraria no atual patamar de desenvolvimento, não fosse a decisiva contribuição da Embrapa para seu aperfeiçoamento permanente.
A Embrapa Algodão, que comemorou seu 25º aniversário em abril passado, vem, na avaliação do senador, contribuindo para o aumento da produtividade do setor, através da criação de variedades aperfeiçoadas do algodão arbóreo, tradicional no Nordeste, e herbáceo, cultivado no Centro-Sul. A empresa realiza pesquisas e desenvolve tecnologias também para o cultivo do amendoim, gergelim e mamona.
O perfil da Embrapa Algodão se define pelo trabalho com produtos compatível com o clima semi-árido. Na segunda metade da década de 80, o alastramento de pragas que prejudicavam a produção do algodão levou a empresa a desenvolver estratégias de tecnologia e convivência com pragas, e criação de cultivos menos suscetíveis ao ataque de insetos.
O senador ressaltou, porém, que os esforços da empresa não têm sido suficientes para suprir as necessidades do mercado interno. Ele lembrou que o país passou de grande exportador para um os maiores importadores de algodão dos últimos anos.
- Devemos tentar uma maior concatenação de esforços dos governos, seja em nível estadual ou federal, para que uma atividade de tanta relevância econômica e social possa desenvolver plenamente sua potencialidade.
01/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA AÇÃO DO BNDES EM FAVOR DO ALGODÃO
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA TRABALHO DA EMBRAPA
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA MINISTÉRIO DA PRODUÇÃO
LÚCIO ALCÂNTARA COMEMORA VOLTA DO ALGODÃO AO CEARÁ
LÚCIO ALCÂNTARA ANALISA EFEITO DAS PESQUISAS NAS ELEIÇÕES
LÚCIO ALCÂNTARA: RELATÓRIO DA EMBRAPA REVELA AVANÇOS DO PAÍS