LÚCIO ALCÂNTARA REAFIRMA COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), ao lembrar o transcurso do Dia da Educação, ocorrido no último dia 28, disse que um dos aspectos perversos e inaceitáveis da educação brasileira sempre foi a descontinuidade, quer sob o ponto de vista de formulação de políticas, quer sob o prisma de sua implantação e gestão.

- A esse respeito, vale lembrar que, até muito recentemente, amédia de permanência nos cargo dos ministro da Educação era inferior a um ano! Pode-se dizer, com razoável probabilidade de acerto, que um fato dessa natureza configura, de maneira insofismável, o descaso com que a educação pública foi historicamente tratada em nosso país - observou.

O senador observou, no entanto, que isto está mudando, lembrando que tal como ocorreudo primeiro ao último dia do governo Itamar Franco, quando o professor Murilo Hingelesteve à frente da Pasta da Educação, o Presidente Fernando Henrique Cardoso encontrou no ministro Paulo Renato Souza"a pessoa certa para conduzir o ambicioso - e rigorosamente necessário -projetoeducacional de que o país carece, espera e aplaude.

Ao destacar os êxitos que o Brasil vem contabilizando no ensino fundamental, como a recente campanha lideradapelo MEC - "Toda Criança na Escola",Lúcio Alcântara disse que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação "tem o grande mérito de desatar históricos nós que sempre amarraram a educação brasileira, apontar novos caminhos que facilitem a organização curricular, os mecanismos de avaliação, a gestão democrática e partilhada da escola pública e a valorização da escola e dos que nela atuamprofissionalmente".

Alcântara salientou que a atual greve das universidades federais traduz, entre outros aspectos, a fragilidade da política de ensino superior. "O Brasil não pode, em absoluto, deixar de contar com essas instituiçõesque respondem, em grande parte, pela pesquisa produzida entre nós, pela formação de docentes que atuarão na educação básica, por importantíssimos programas de extensão e pela quase totalidade da rede de hospitais públicos que contamos hoje.



04/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcio Alcântara saúda publicação de pesquisa sobre educação brasileira

Brasil reafirma compromisso com a África

Alckmin reafirma compromisso de SP com geração de empregos

Alckmin reafirma compromisso do Governo com idosos

No Dia da Árvore, Sabesp reafirma seu compromisso com o futuro

Renan reafirma compromisso com a questão feminina