LÚDIO: LUÍS EDUARDO ERA A ESPERANÇA DE UMA GERAÇÃO



O senador Lúdio Coelho (PSDB-MS) disse hoje (dia 22), no Salão Negro do Congresso Nacional, durante o velório do corpo de Luís Eduardo Magalhães, líder do governo na Câmara, que o deputado era a esperança de uma geração que começava a se destacar no Brasil.

- A nação perdeu pessoas boas e importantes nos últimos dias, que tinham grande participação no momento político. Perdas como as de Humberto Lucena, Sérgio Motta e Luís Eduardo Magalhães afetam o Congresso - comentou Lúdio.

De acordo com o senador, a morte de Luís Eduardo terá um impacto muito forte sobre o seu pai, presidente do Senado Federal, Antonio Carlos Magalhães. "Sou testemunha do grande afeto existente entre os dois", lembrou. Para Lúdio, Antonio Carlos sentirá não só a perda de um filho, mas também a de uma pessoa que influenciava da melhor maneira possível o seu trabalho.

Sobre possíveis mudanças no quadro político, o senador considerou que as mortes recentes terão uma evolução natural: "Desaparece uma pessoa líder, devem surgir substitutos". No âmbito do estado da Bahia, Lúdio Coelho avaliou que o atual governador, Paulo Souto, provavelmente tentará ser reeleito para o cargo, e que os políticos baianos saberão encontrar um substituto à altura do governador para disputar uma vaga no Senado.

No nível nacional, o senador afirmou que o presidente da República terá que reordenar seu projeto de reeleição, promovendo uma abertura maior no seu leque de auxiliares diretos. A seu ver, há pessoas "que estão até um pouco ausentes" e deveriam ser convocadas para garantir uma sustentação mais ampla ao projeto reeleitoral.

Na opinião de Lúdio Coelho, Sérgio Motta desfrutava de posição muito especial, mas o presidente deverá encontrar um substituto, para não concentrar muita responsabilidade em seus auxiliares mais diretos: "Quando se tem muito trabalho, vem a sensação de carregar laranjas nos braços - cai uma, vai-se tentar pegá-la e caem mais uma ou duas", alertou.

22/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PARA INOCÊNCIO, LUÍS EDUARDO FOI O MAIOR POLÍTICO DE SUA GERAÇÃO

Nova geração do rap paulista sobe ao palco da Fábrica de Cultura Jardim São Luís

ACM AGRADECE HOMENAGEM A LUÍS EDUARDO

MISSA LEMBRA LUÍS EDUARDO

SENADO HOMENAGEIA LUÍS EDUARDO

ACM RECEBE MEDALHA PÓSTUMA POR LUIS EDUARDO