Lúdio sugere rediscussão da reforma agrária



O episódio da ocupação da fazenda dos familiares do presidente da República pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é uma oportunidade para que o programa de reforma agrária seja discutido "com seriedade e serenidade e tenha um efeito positivo", conforme disse o senador Lúdio Coelho (PSDB-MS) nesta terça-feira (26). "Há males que vêm para o bem", afirmou, dizendo que a ocupação da fazenda dos parentes de Fernando Henrique Cardoso também chamou atenção para dois problemas.

Um deles é para a diferença do tratamento da Justiça para o campo e a cidade. Quando uma propriedade urbana é invadida, a polícia intervém imediatamente, mas quando a propriedade é rural, exige-se primeiro autorização da Justiça, comparou. Muitos proprietários rurais humildes, de acordo com o senador, tiveram suas terras ocupadas, a Justiça deu reintegração de posse, mas até hoje a determinação não foi cumprida. "Parece que o cumprimento da reintegração de posse está estritamente ligado à vontade dos nossos governantes", disse.

Outro problema realçado pela ocupação da fazenda dos filhos do presidente pelo MST, na opinião de Lúdio Coelho, é a falta de providência judicial em relação a declarações do líder do MST José Rainha, que, conforme teria sido noticiado, deveria ser responsabilizado por incitamento à ocupação de propriedades rurais, dado que "realizou reuniões há poucos dias programando uma série de invasões de grande repercussão, com a finalidade de chamar a atenção da população brasileira".



26/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚDIO COELHO ELOGIA NA TV DESCENTRALIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA

LÚDIO: REFORMA DA PREVIDÊNCIA É A POSSÍVEL

LÚDIO COELHO PEDE REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ

LÚDIO COELHO DEFENDE PRIORIDADE PARA REFORMA POLÍTICA

CAE DEBATE REFORMA AGRÁRIA

BRASIL PODERÁ TER O DIA DA REFORMA AGRÁRIA