Luiz Henrique comunica apresentação de relatório de projeto do Código Florestal




O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) foi ao Plenário do Senado, nesta sexta-feira (21), comunicar que apresentará seu relatório sobre o projeto de lei do novo Código Florestal (PLC 30/11), na próxima terça-feira (25) em reunião conjunta das Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

- Queremos construir para o futuro a mentalidade de que o cidadão, preservando, pode ter uma vantagem econômica, e isso será muito mais eficiente do que a mera política policialesca. Se conseguirmos essa mudança, acredito que ela criará uma nova era na política ambiental do país - disse Luiz Henrique, que ressaltou a parceria com o senador Jorge Viana (PT-AC) para a elaboração do relatório.

Ao apresentar um balanço desse trabalho, o peemedebista destacou algumas medidas importantes, como o controle do inventário madeireiro do país por meio de um cadastro único. Lembrou ainda os esforços para eliminar o impasse em torno da emenda 164, avaliada por alguns como estimuladora de novos desmatamentos e de anistia a depredadores da natureza. Luiz Henrique afirmou que a nova redação para essa emenda "fechou a porta para toda e qualquer hipótese de desmatamento criminoso".

Utilidade pública

Ainda de acordo com o relator, procurou-se colocar no projeto uma definição clara para os conceitos de utilidade pública, interesse social e baixo impacto ambiental, as três únicas exceções para a hipótese de nova supressão de vegetação nativa. Paralelamente, foi estabelecida a impossibilidade de se fazer qualquer regularização de novas supressões após 28 de julho de 2008.

- Reconhecemos as situações históricas e feitas com base na lei da época, como a criação de gado na Ilha de Marajó e do Pantanal, mas essa será a última chance para essas regularizações - comentou Luiz Henrique, observando que o dono do imóvel com desmatamento comprovado só ficará livre de penalidades se recompuser a cobertura vegetal retirada.

O relator do projeto do Código Floresta ressaltou ainda que "preservação e produção são como irmãos siameses".

- Não há possibilidade de se produzir eficientemente se não tiver qualidade de solo e de água, e o que garante isso é a preservação florestal. Por outro lado, é preciso atender ao objetivo básico de toda e qualquer política que é o interesse da pessoa humana. O abastecimento da população com produtos agropecuários é condição fundamental para a redução da pobreza e melhoria da qualidade de vida das pessoas - considerou.



21/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Henrique e Jorge Viana concluem apresentação de Código Florestal em Londres

Luiz Henrique finaliza relatório do novo Código Florestal

CCJ discute mudanças no relatório de Luiz Henrique ao Código Florestal

Luiz Henrique faz a leitura do relatório sobre o Código Florestal

Luiz Henrique acha que relatório do Código Florestal será votado no dia 8

Relatório de Luiz Henrique altera regras de APPs no Código Florestal