Luiz Otávio: a Amazônia é solução e não problema para o Brasil



A Amazônia não é problema e sim solução para o Brasil, disse o senador Luiz Otávio (PPB-PA) nesta terça-feira (19) durante homenagem ao 35º aniversário da Zona Franca de Manaus, considerada por ele o modelo de desenvolvimento regional mais vitorioso da história brasileira. O senador preconizou a união da Amazônia, esquecendo as diferenças entre Amazônia Oriental e Ocidental. Para o senador, a região só poderá se desenvolver se houver um projeto único neste sentido.

Luiz Otávio destacou entre as potencialidades da Amazônia que podem contribuir para a solução dos problemas nacionais o desenvolvimento de tecnologia de ponta, o incremento à produção de alimentos e a produção de remédios com o aproveitamento da biodiversidade local. Ele ressaltou que a Amazônia tem merecido o respeito de investidores nacionais e estrangeiros que propiciaram, nos últimos três anos, a aprovação de 579 projetos industriais, com um investimento previsto de US$ 9,6 milhões.

A política de incentivos do Polo Industrial de Manaus, disse o senador, atraiu para a região marcas mundiais como Honda, Gillette e Panasonic, entre outras, que demonstram que o modelo foi capaz de estabelecer vínculos importantes com o restante do mundo. Na homenagem, Luiz Otávio citou os senadores Gilberto Mestrinho (PMDB), Jefferson Péres (PDT) e Bernardo Cabral (PFL) representantes do estado do Amazonas. Luiz Otávio citou especialmente o trabalho de Cabral na Constituinte de 1988 para garantir os incentivos para a Zona Franca de Manaus e sua prorrogação.



19/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUIZ OTÁVIO DEFENDE SOLUÇÃO RÁPIDA PARA PROBLEMA DO BB

LUIZ OTÁVIO ALERTA PARA RISCO EM TRANSPORTE DE ÓLEO NA AMAZÔNIA

LUIZ OTÁVIO QUER RECURSOS PARA RENOVAÇÃO DA FROTA FLUVIAL DA AMAZÔNIA

LUIZ OTÁVIO QUER UNIVERSITÁRIOS NO INTERIOR DA AMAZÔNIA

LUIZ OTÁVIO PEDE CRIAÇÃO DE COMISSÃO TEMPORÁRIA DA AMAZÔNIA

LUIZ OTÁVIO APELA À ANP POR REDUÇÃO DE RISCO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA