Luiz Otávio destaca construção da usina de Belo Monte, no Pará



A construção, pela Eletronorte, da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, próxima à cidade de Altamira, no estado do Pará, será a maior do Brasil e uma das melhores do mundo, garantiu o senador Luiz Otávio (PMDB-PA) ao informar que, quando concluída, terá nada menos do que 11.182 mil megawatts de potência.

Luiz Octávio destacou a grandiosidade da obra ao acrescentar que Belo Monte irá produzir mais de 28 megawatts por quilômetro quadrado de área alagada. Como comparação, salientou que Tucuruí produz apenas 3 megawatts por quilômetro quadrado.

- A hidrelétrica, reforçada por sua excelência técnica, será uma ótima oportunidade de testar o novo modelo hidrelétrico que se deseja instalar no país, ou seja, eminentemente estatal com parceria de investidores privados - salientou o senador.

Para o estado do Pará, observou Luiz Otávio, a construção da usina, orçada em US$ 3,7 bilhões, trará enormes benefícios em termos de geração de emprego e renda. E concluiu afirmando que não poderia haver um local melhor para a construção da usina, na chamada Volta Grande do rio Xingu, já que o trecho possui menos impacto ambiental e melhor aproveitamento hidrelétrico.



22/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Obras para a construção da Usina de Belo Monte irão continuar

Subcomissão acompanhará construção da Usina de Belo Monte

José Nery pede suspensão da licença ambiental para construção da Usina do Belo Monte

Jorge Yanai defende construção da usina de Belo Monte

Rádio Senado debate construção da Usina Belo Monte

AGU assegura continuidade das obras de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte